Encontro promovido pelo Instituto Mauá de Tecnologia ajuda vestibulandos na escolha do curso de Graduação

A 11.ª edição do Hands On será realizada gratuitamente em 24 de setembro, das 9 h às 16 h, no campus do IMT em São Caetano do Sul

Organizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o Hands On volta a ser presencial, depois de dois anos de forma remota. A 11.ª edição será promovida gratuitamente no campus do IMT, em São Caetano do Sul, em 24 de setembro, das 9 h às 16 h. O evento é tradicional no calendário dos vestibulandos, porque os ajuda a conhecer a profissão desejada e a entender com mais detalhes a rotina dos cursos oferecidos pela Mauá: Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Na ocasião, os alunos do Ensino Médio poderão participar de oficinas práticas e atrações tecnológicas nos respectivos cursos, fazer contato com profissionais que atuam na docência e no mercado e conhecer de perto a infraestrutura e a cultura da Mauá, que há 60 anos é referência no cenário acadêmico. “Nas oficinas, os alunos terão experiências incríveis e, em muitas delas, poderão levar para casa o que produzirem. Em outras atividades, serão desafiados a competir entre equipes, para concorrer a prêmios”, reforça Ana Beatriz Grimaldi, gerente de Marketing da Mauá.

Administração

• Processo de tomada de decisão num navio naufragando - A oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes aspectos fundamentais para a tomada de decisão de um administrador em situações adversas e suas características de proatividade, liderança, persuasão e do trabalho em equipe.

Ciência da Computação

• Desafios de lógica de programação – Nesse desafio, o professor ensinará recursos básicos de programação, utilizando a linguagem de programação Python e, nos minutos finais, fará a proposta de um pequeno desafio para que os alunos tentem resolver, individualmente ou em grupo.

Design

• Designers velozes e furiosos – A proposta da atividade é entender os conceitos relativos ao design e a sua aplicação prática no desenvolvimento de um produto, por meio da criação, montagem e customização de um veículo de madeira movido a ar, além de verificar o seu desempenho com relação a diversos parâmetros estéticos e funcionais, como forma, tamanho, peso, acessórios etc.

Sistemas de Informação

• Desenvolvimento de um e-commerce com práticas ágeis de desenvolvimento – Essa oficina tem como objetivo aplicar de forma divertida e interativa algumas das práticas do Desenvolvimento Ágil de Software, com base no Scrum, de forma simulada de como é o dia a dia da equipe de desenvolvimento de software, desde o entendimento do problema que precisa ser resolvido com o software até a sua entrega.

Engenharia de Alimentos

• Greenburger (processamento de produtos veganos) – Os participantes conhecerão a profissão e as competências do engenheiro de alimentos. A oficina abrange as etapas do processamento de produtos análogos de leite e carne para uma hamburgueria vegana.

Engenharia Civil

• Ponte Pênsil – A oficina vai desafiar os participantes na montagem da estrutura de uma ponte, utilizando o Kit Mola Estrutural. Os alunos serão divididos em grupos de quatro a cinco pessoas; cada grupo vai receber um Kit Mola Estrutural e terá de montar a estrutura de uma ponte para vencer o vão livre entre os apoios.

Engenharia de Computação

• Processamento de imagens com inteligência artificial: Detectando microexpressões com IA – A Engenharia de Computação prepara os alunos não apenas para aplicar os conceitos de inteligência artificial, mas também para compreender como é desenvolvida, quais são os requisitos para que ela possa ser aplicada num produto, o que é preciso para ela poder ser executada em diversas formas, como dispositivos embarcados e até mesmo sistemas em grande escala. Nessa atividade, o participante conhecerá um pouco mais sobre IA e as outras atividades que os engenheiros de computação podem realizar.

Engenharia de Controle e Automação

• Game eletrônico portátil – Treino de memória e reflexo – Nessa oficina, será desenvolvido um game eletrônico portátil com duas opções de jogos, similar ao consagrado jogo de memória Simon, em que o objetivo do jogador é pressionar os botões coloridos na sequência correta sorteada gradualmente pelo game. Também poderá testar seus reflexos e sua agilidade: quando uma tecla é acesa, o jogador deve apertá-la rapidamente, e a velocidade aumenta a cada acerto. Quando demorar ou errar, o placar é zerado e o jogo volta ao início. No final do módulo, o aluno terá construído e programado o seu game e poderá levá-lo para casa.

Engenharia Elétrica

• Rodou, carregou! – Construa um carregador e carregue seu celular com a energia de suas mãos – O intuito da oficina é demonstrar que, por meio de conceito básicos de Engenharia Elétrica, pode-se desenvolver diversas aplicações úteis para o dia a dia, como um carregador a manivela para celulares.

Engenharia Eletrônica

• Tomada inteligente – Criando uma aplicação de internet das coisas para uso em residência – Nessa atividade, será construído um sistema para energização e monitoramento remoto de dispositivos conectados a uma tomada residencial, por meio da construção e aplicação de uma construção/aplicação eletrônica controlada por aplicativo embarcado em telefone celular ou tablet, para ilustrar o conceito de internet das coisas.

Engenharia Mecânica

• Mauá Racing: preparando um carro para uma corrida – A oficina permitirá aos estudantes conhecer algumas etapas de teste de um carro de corrida e ter a oportunidade de mexer no motor de um carro.

Engenharia de Produção

• Pit Stop da F1: simulação com Kart Mauá – Grupos de quatro a cinco alunos vão simular uma troca de pneus de um Kart Mauá e comparar com uma troca que uma equipe de F1 faria, para entender os processos e compreender como aplicar conhecimentos da Engenharia de Produção.

Engenharia Química

• Fabricação de creme hidratante – O objetivo da atividade é fornecer ao participante a experiência de preparação, avaliação e desenvolvimento da formulação de um creme hidratante, além de apresentar uma visão dos diferentes tipos de insumos, características e suas aplicações.

Evento: Hands On
Data: 24 de setembro de 2022
Horário: das 9 h às 16 h
Local: Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
Endereço: Praça Mauá, 1 - Mauá, São Caetano do Sul - SP
Inscrições e mais informações: https://handsonmaua.com/

Gratuito para alunos do ensino médio e seus respectivos pais e professores.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278