Com elevada capacidade de processamento, equipamento apoia pesquisas e já permite o desenvolvimento de IA em áreas de medicina forense e setor aeroespacial
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) anuncia a aquisição do supercomputador Drummond, batizado em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Nomeado em referência à criatividade do escritor, o Drummond simboliza a capacidade inovadora das inteligências artificiais desenvolvidas pelo Instituição. A aquisição do computador foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), órgão que apoia o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo.
O Drummond beneficiará 15 núcleos de pesquisa do IMT e tem apoiado estudos de grande impacto, incluindo o uso de IA para a reconstrução facial de pessoas desaparecidas com base na análise de estrutura óssea. Além disso, o supercomputador é fundamental não só para otimizar a eficiência de locomoção do Orbi, o veículo autônomo do IMT, como também para realizar simulações complexas empregadas pelo Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados em projetos com a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA).
A Versatus HPC, empresa especializada em computação de alto desempenho, é a responsável pela entrega e implementação do Drummond, além de oferecer suporte integral desde a concepção do projeto. De acordo com Antonio Nabholz, gerente de novos projetos da Versatus HPC, a aquisição é um importante passo paro o desenvolvimento científico.
“A instalação do Drummond no IMT representa uma colaboração que vai muito além da tecnologia; ela simboliza um compromisso conjunto de impulsionar o desenvolvimento científico e oferecer suporte aos principais desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo.”
Com o Drummond, o IMT é capaz de realizar simulações e desenvolver modelos computacionais altamente complexos, impulsionando a criação de novas soluções em inteligência artificial e o estudo detalhado de fenômenos físicos. A infraestrutura abre oportunidades para a colaboração com empresas e outras instituições de pesquisa, contribuindo para avanços em áreas que vão da Medicina forense ao Setor Aeroespacial.
“O Instituto Mauá reforça seu papel como referência em tecnologia e pesquisa, garantindo aos nossos pesquisadores uma estrutura robusta para enfrentar desafios contemporâneos e propor soluções inovadoras”, ressalta Eduardo Lobo Lustosa Cabral, engenheiro mecânico e especialista em Inteligência Artificial aplicada à robótica e à visão computacional.
Com toda essa infraestrutura, pesquisadores das mais diversas áreas podem realizar inúmeros projetos simultaneamente. O sistema também permite a execução de pesquisas complexas de forma digital. A chegada do Drummond marca uma nova era para o IMT, consolidando-o entre os principais centros de pesquisa do Brasil e preparando uma nova geração de profissionais altamente capacitados, impulsionando o avanço do conhecimento científico nacional.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 95689-2908
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278
lizandra@tramaweb.com.br
Giovana Telles - (11) 91270-5845
gtelles@tramaweb.com.br