Curso de Design da Mauá realiza inédita parceria com o velejador Beto Pandiani

Alunos participarão diretamente no desenvolvimento de acessórios e dispositivos para o barco que fará a 8.ª expedição oceânica prevista para 2022

São Paulo, agosto de 2020 - O curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), historicamente, sempre consolidou grandes parcerias com indústrias dos setores automobilísticos, de embalagens e de eletroeletrônicos para associar o conhecimento acadêmico ao estudo de casos reais. No entanto a qualidade do curso também atrai a atenção de personalidades do esporte, como a inédita parceria consolidada com o velejador Roberto Pandiani, 62, que há 20 anos realiza expedições de alto desempenho pelos mais temidos mares do mundo a bordo de catamarã sem cabine.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, Cláudia Facca, as parcerias entre a instituição e as organizações dos setores público e privado beneficiam toda a comunidade. Para os alunos, é a oportunidade de trabalharem com projetos e lidarem com problemas reais, apresentarem suas ideias aos profissionais do mercado e receberem feedbacks. "Para o curso, é uma excelente forma de atualizar as experiências dos professores e alunos, mostrar a forma de pensar e agir da Instituição, aumentar a potencialidade do curso e alinhá-lo ao mercado. É uma 'prova de fogo' em que os alunos são preparados para enfrentar as situações mais difíceis que estão por vir em sua trajetória profissional", afirma a professora Cláudia.

Parceria com Beto Pandiani

A mais recente parceria, cujo tema é Design de Mobilidade - Náutica, é com o velejador, escritor e palestrante Beto Pandiani na realização de sua 8.ª expedição oceânica prevista para 2022, na qual Pandiani fará a Passagem Noroeste, entre o Alasca, o norte do Canadá em direção à Groenlândia. O objetivo é fazer um documentário sobre as mudanças climáticas.

Com a coordenação da Prof.ª de Design do IMT, Dr.ª Marcia Holland, o projeto com o velejador visa, por meio dos alunos, encontrar dispositivos e soluções técnicas necessárias, ou seja, apresentar alternativas para melhorar a vivência e a segurança no barco, no dia a dia do velejador durante a expedição.

"As diferentes metodologias e ferramentas que serão utilizadas para o desenvolvimento do projeto contribuem para uma solução verdadeiramente inovadora. Aliada também ao projeto está a Holos, empresa de Engenharia Náutica, também parceira da Mauá, que tem um portfólio de sucesso na utilização de novas tecnologias energéticas aplicadas à navegação. Essa empresa acompanhará, com Beto Pandiani, o desenvolvimento do projeto dos alunos", enfatiza Márcia.

Pandiani lembra que é extremamente importante o know how dos alunos de Design do Instituto Mauá de Tecnologia. "Pela primeira vez, vou receber o apoio de uma instituição de primeira linha para buscar de forma inteligente e racional a solução para problemas inerentes ao barco, com dois anos de antecedência. Sem dúvida, aumenta muito a possibilidade de êxito e sucesso da expedição", diz o velejador.