Indicadores focam o que deve ser apurado e como realizar essa apuração, visando a melhores serviços urbanos e qualidade de vida aos cidadãos
São Paulo, fevereiro de 2021 - Para que as cidades tenham métricas que permitam apurar os seus desempenhos e compará-los com outras cidades do mundo são necessárias metodologias-padrão. As normas NBR ISO para Cidades e Comunidades Sustentáveis vieram para atender esse propósito, por meio de indicadores padronizados que possibilitem uma abordagem comum daquilo que é relevante medir nesses locais e como fazê-lo.
A família de Normas para Cidades e Comunidades Sustentáveis, publicadas no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), visa oferecer aos profissionais que têm relação com o Planejamento e Gestão de Cidades metodologias para oferecerem aos cidadãos melhores serviços urbanos e qualidade de vida, abrangendo 19 temas: economia, educação, energia, meio ambiente e mudanças climáticas, finanças, governança, saúde, habitação, população e condições sociais, recreação, segurança, resíduos sólidos, esporte e cultura, telecomunicação, transporte, agricultura local/urbana e segurança alimentar, planejamento urbano, esgotos e água.
Quando aplicadas, essas normas tendem a proporcionar resultados de sustentabilidade social, econômica e ambiental, atendendo alguns dos grandes desafios da atualidade como o crescente aumento populacional e da urbanização, além das mudanças climáticas, entre outros. Renata Marè, professora da Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), membro da Comissão de Estudos Especiais ABNT CEE 268 e responsável pela tradução e internalização dessas normas no País, reforça que essas diretrizes são de grande valia e alinhamento às iniciativas em Cidades Inteligentes.
"O tema 'resiliência urbana' nunca esteve tão presente no cotidiano de todos nós. Afinal, a fragilidade das cidades ficou evidente em todo o mundo, diante dos impactos gerados pela pandemia da COVID-19. Ou seja, as cidades precisam ter condições de seguir atendendo as necessidades dos cidadãos, a despeito da ocorrência de eventos (mais ou menos) disruptivos", diz Renata, que se tem dedicado ao tema Cidades Inteligentes há mais de 11 anos.
Algumas normas publicadas
ABNT NBR ISO 37120:2017 - Cidades e comunidades sustentáveis - Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida; ABNT NBR ISO 37122:2020 - Cidades e comunidades sustentáveis - Indicadores para cidades inteligentes; ABNT NBR ISO 37123:2021 - Cidades e comunidades sustentáveis - Indicadores para cidades resilientes.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br