Conheça o curso de especialização da Mauá em Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão

Ideal para profissionais formados em farmácia, química, bioquímica, engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no segmento cosmético

São Paulo, outubro de 2023 – Cada vez mais o crescimento da indústria cosmética é impulsionado pelos campos da ciência e da tecnologia, com o uso de inovações mais amplas para criar e promover novos produtos de beleza, sobretudo no Brasil, que tem se consolidado como uma das grandes potências em volume e inovações no mercado cosmético, com faturamento anual superior a US$ 22 bilhões.

Embora clientes bem informados digitalmente nativos busquem produtos de alta eficiência, também exigem transparência na naturalidade, no comércio justo e na rastreabilidade das matérias-primas utilizadas na sua composição. Por isso, é fundamental profissionais especializados e com know-how para ajudar esse importante setor a atender às demandas do mercado e às exigências do consumidor.

Pensando nisso, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) oferece seu curso de Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão, composto por três módulos de 120 horas cada um: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos e Estratégias em Gestão Industrial.

“Com aulas práticas em laboratórios equipados, o curso de especialização do IMT tem como objetivo capacitar profissionais e desenvolver suas habilidades técnicas e gerenciais para atuarem no processo de pesquisa e desenvolvimento de cosmético seguros e eficazes, garantia e controle de qualidade, suprimentos e fabricação, além de oferecer uma visão sistêmica e empática de toda a cadeia produtiva com foco no bem-estar e saúde do consumidor final”, diz o professor Luciano Gonçalves Ribeiro, coordenador do novo curso, ao lado do também professor Wagner Soares Ramos.

De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor possui mais de 3.300 empresas atuantes no País. Elas desenvolvem seus produtos por meio de corpo científico próprio ou de parcerias e troca de conhecimentos entre universidades, fornecedores de matérias-primas e firmas de consultoria. O mercado cosmético em constante mudança tem obrigado as empresas de beleza a investir em tecnologias de ponta e profissionais com expertise no setor.

“A nossa especialização tem o propósito de oferecer ao mercado profissionais qualificados e alinhados com as tendências do segmento, sem perder o foco nas exigências do consumidor. O corpo docente atua também nas grandes indústrias do setor, o que fortalece a integração com os alunos, além de proporcionar a troca de experiências e criação de networking”, conclui Ribeiro.

A especialização do IMT em engenharia cosmética: tecnologia, inovação, processos e gestão é ideal para profissionais formados em farmácia, química, bioquímica, engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no segmento cosmético.

Informações para a imprensa - RPMA Comunicação

Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia