Notícias

Competição nacional de robótica vai ser disputada de 26 a 28 de maio, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia

A segunda edição do RoboChallenge BR by Mauá terá a participação de escolas e universidades de todo o Brasil

São Paulo, maio de 2023 – Boa notícia para os amantes da Robótica: de 26 a 28 de maio, será realizada a segunda edição do RoboChallenge BR by Mauá, com a participação de escolas e universidades de todo o Brasil, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul, SP. De forma gratuita, os visitantes poderão acompanhar competições entre diversas categorias de robôs. Na primeira edição, o evento contou com a participação de aproximadamente 500 competidores e mais de 270 robôs, distribuídos em equipes de vários Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, espera-se repetir o sucesso na edição deste ano.

Anderson Harayashiki Moreira, coordenador do evento e professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do IMT, lembra que o evento é fundamental para promover o interesse, a prática e o conhecimento das ciências relacionadas à Automação, Robótica, Eletrônica, Mecânica, Computação e Inteligência Artificial.

O RoboChallenge BR by Mauá reúne alunos de engenharia e do Ensino Médio que têm ambição comum, ou seja, compartilhar conhecimentos e praticá-los por meio dos robôs produzidos em sala de aula. “Sem dúvida, o encontro também é fundamental para fomentar e estimular o progresso técnico e científico, o que proporciona visibilidade do Brasil para o mundo, nas áreas de Tecnologia e Robótica”, destaca Harayashiki, que também é responsável pela equipe Kimauánisso do Instituto Mauá de Tecnologia.

Categorias

A competição é dividida em 14 categorias: Combate Antweight (454 g); Combate Beetleweight (1,36 kg); Combate Fairyweight (150 g); Sumô – 3 kg (Auto); Sumô – 3 kg (RC); Sumô LEGO® – 1 kg (Auto); Sumô LEGO® Júnior – 1 kg (Auto); Sumô Mini – 500 g (Auto); Sumô Mini – 500 g (RC); Hockey – Mini (3,4 kg); Hockey – Pro (6,8 kg); Seguidor de Linha – Júnior; Seguidor de Linha – Pro; e Perseguidor de Linha.

Equipe Kimauánisso

Além de organizar o RoboChallenge Brasil, a Mauá também competirá no torneio. Na primeira edição do evento, em 2022, a equipe Kimauánisso conquistou 13 troféus, o que a colocou em destaque na competição, por ter recebido a maior quantidade de troféus. “Portanto, o evento oferece a oportunidade de as principais equipes do Brasil participarem, o que eleva o nível da competição. Assim como no ano passado, acredito que neste ano a Kimauánisso conseguirá demonstrar todo o seu potencial, até com a nossa equipe Júnior”, conclui o professor.

Para mais informações e programação completa, acessar o link https://events.robocore.net/rcbr-2023/entries. 

Serviço
RoboChallenge Brasil by Mauá
Data: de 26 de maio a 28 de maio de 2023
Local: Ginásio de Esportes do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul, SP
Entrada: evento gratuito e aberto ao público.

Informações para a imprensa - RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Giovanna Favero – (11) 94033-1756
giovanna.favero@rpmacomunicacao.com.br

Claudio Monteiro – (11) 98970-4477
claudio.monteiro@rpmacomunicacao.com.br