Com o objetivo de atender as necessidades mais urgentes da indústria, o Centro de Pesquisas da Mauá alia tecnologia e pesquisa
Atua desde 1966 na Pesquisa e no Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada para processos, produtos e serviços com a missão de encontrar soluções específicas para os desafios de desenvolvimento e de melhoria de competitividade para os setores Privado e Público nos segmentos da Indústria, do Comércio e de Serviços.
O Centro de Pesquisas coleciona sucessos graças à sinérgica atuação de experientes engenheiros e de destacados professores do Centro Universitário, que realizam, em conjunto, a pesquisa técnico-científica e desenvolvem a aplicação adequada às necessidades específicas do cliente.
Os projetos e atividades, para atendimento às necessidades dos clientes, são desenvolvidos por grupos de trabalho multidisciplinares, que podem incluir desde Professores Doutores até estagiários do Centro Universitário.
Sua atuação está concentrada nas seguintes áreas de conhecimento:
- alimentos e bioquímica;
- automação, eletrônica;
- mecânica, metalografia e metrologia;
- micro-ondas e telecomunicações (secagem, reações químicas
incentivadas);
- civil, certificação de edificações e equipamentos
- motores e veículos;
- sinalização e segurança viária;
- design;
- PLM & manufatura digital.
Convênios e Contratos
O Centro de Pesquisas conta com diversos convênios e contratos com empresas e outras instituições de ensino e pesquisas, obtendo sucesso no seu objetivo principal que é proporcionar ao aluno do centro universitário um convívio com problemas reais das empresas em que futuramente irão atuar.
Dentre as áreas de conhecimento, destaca-se a de motores e veículos que atua no mercado desde 1976 e no momento, além de atender a maioria das montadoras instaladas no país, faz parte do grupo formado pela Fapesp, Peugeot Citroën, USP, UNICAMP e ITA o qual trabalha na pesquisa de novas tecnologias para motores movidos a biocombustíveis.
Como exemplo de desenvolvimento de projeto com empresas, podemos citar a Toledo do Brasil Indústria de Balanças, que utiliza a capacitação do laboratório de compatibilidade eletromagnética para suporte à melhoria de seus produtos.
As pequenas e médias empresas também são foco da atuação do Centro de Pesquisas. Mais recentemente, o Centro criou o ?Birô de competitividade? que trabalha para apoiá-las nas atividades relativas ao aumento de competitividade, especialmente no tocante ao equacionamento e à solução de problemas no planejamento e controle da produção e à dificuldade de gerenciamento dos processos. Esses trabalhos são executados pelo Laboratório de Comissionamento Virtual que também está desenvolvendo e atuando em projetos para adição de valor a resíduos sólidos urbanos, melhoria de eficiência operacional (OEE), comissionamento virtual de linhas de produção e mobilidade urbana.
?A grande atuação do Centro de Pesquisas com as empresas, além de gerar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e produtos, coloca lado a lado equipes de pesquisas, desenvolvimento e prestação de serviços criando, dessa forma, um ambiente adaptado a atender às necessidades mais urgentes da indústria,? diz o Diretor do Centro de Pesquisas, José Roberto Augusto dos Campos.