Cálculos com ajuda de satélites e engenharia sobre plataforma livre são temas de minicursos do COBENGE-2105
Imagine ter ajuda das estrelas para desenvolver uma obra de engenharia...ou quase isso! São vários hoje os processos que auxiliam nos cálculos e desenhos, mas um em especial estará em destaque no COBENGE 2015, o Global Navigation Satellite System (GNSS), que utiliza sinais emitidos por constelações de satélites artificiais e que é composto por quatro sistemas individuais de geolocalização: o já popular GPS (Global Positioning System, EUA), o GLONASS (Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya System, da Rússia), o GALILEOda Comunidade Europeia e o BEIDU, da China.
Introdução à Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites destinados a Locação de Obras é tema de minicurso que professor Pedro José da Silva, do Instituto Mauá de Tecnologia, comandará no próximo Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, de 8 a 11 de setembro próximo.
Outro destaque é para o tutorial de código livre e gratuito Python (ao lado), cujos recursos, maturidade, comunidade de desenvolvedores e usuários o tornam uma plataforma ideal para tarefas em matemática, ciência e engenharia. ?Em particular, a aplicação IPython (http://ipython.org/) é excelente ferramenta para ensino de conceitos em engenharia de forma interativa?, sublinha professor Marcos Duarte, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que estará à frente da oficina Python para Engenharia.
O curso pretende introduzir Python e seu ecossistema para aplicações típicas de análise de dados de forma prática com computador, ?uma excelente plataforma para cumprir o mote do COBENGE deste ano, Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo?, completa professor Marcos Duarte.
Locação x levantamento
No minicurso sobre locação (localização) de obras por meio de navegação por satélite, professor Pedro José da Silva antecipa que a ênfase é para os serviços topográficos. O objetivo é destacar a viabilidade de locação de pontos não só pelas coordenadas totais (x; y) oriundas de levantamentos topográficos, utilizando-se teodolito, mas também pelas coordenadas geográficas (latitude; longitude) obtidas de levantamentos geodésicos utilizando-se receptores identificados como sistema GPS.
?A locação é a operação inversa do levantamento. No levantamento, também chamado de medição, o profissional vai ao terreno obter medidas de ângulos e distâncias para, no escritório, calcular e desenhar. Na locação, também chamada de marcação, os dados foram elaborados no escritório através de um projeto. O projeto da obra, no entanto, deverá ser implantado no terreno?, detalha.
O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia é o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). A edição 2015 ocorre na Universidade Federal do ABC.
Cinco palestrantes internacionais estão confirmados: Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima e Diana Mesquita, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca).
XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Quando: 8 a 11 de setembro de 2015
Onde: Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo do Campo (SP), Rua Arcturus, 03, Jardim Antares
Tema: Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo
Inscrições e informações: http://www.abenge.org.br/cobenge-2015/ (desconto de 20% até 31 de Julho de 2015)
Organização: Universidade Metodista de São Paulo, Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do ABC
Promoção: Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).