Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia conquistam novamente troféus nas competições do 58.º Congresso Brasileiro do Concreto

O CBC também trouxe para o grupo o título de Equipe com Espírito Esportivo, uma condecoração de Honra ao Mérito pela postura durante as competições.

São Paulo, outubro de 2016 -  Alunos de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, da equipe Concreto Mauá, mais uma vez conquistaram o 1.º lugar na competição Concrebol e o 3.º na Cocar, no 58.º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), promovido pelo Ibracon (Instituto Brasileiro de Concreto), que aconteceu de 11 a 14 de outubro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Além disso, o CBC também trouxe para o grupo o título de Equipe com Espírito Esportivo, uma condecoração de Honra ao Mérito pela postura durante as competições.

"O sucesso dos alunos tem origem tanto no empenho que eles têm com a atividade, quanto com o respaldo que a Mauá lhes fornece, dedicando um laboratório exclusivo para as atividades e custeando parte da viagem.  Todos são muito comprometidos, sempre em busca de patrocínios e doação de materiais com fabricantes de diversos setores da construção civil, além de trabalharem bastante na preparação e nos testes dos concretos desenvolvidos. Agora, para o próximo ano, buscamos a Medalha IBRACON", diz a orientadora, professora Heloísa Cristina Fernandes Cordon.

Entenda como funciona a competição

Ao todo, a competição do CBC é composta por quatro provas que testam as habilidades dos competidores.

O concurso Concrebol exercita a habilidade dos competidores, exigindo conhecimento técnico e prático para a construção de uma bola de concreto leve e com os materiais e dimensões previamente estabelecidos, capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.

Já a competição Cocar, consiste em testar a capacidade dos alunos em criar cubos de concreto, resistentes, duráveis e coloridos. Como forma de avaliação, são analisadas as tonalidades, homogeneidade e resistência no esforço de compressão e alta compacidade (força axial).