INSCREVA-SE

Notícias

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolvem projeto de ponto de ônibus inteligente

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolvem projeto de ponto de ônibus inteligente

São Paulo, abril de 2019 - O Instituto Mauá de Tecnologia, em cooperação com a Prefeitura Municipal de Santo André (PMSA), e a participação do Instituto Sagrado Coração de Jesus (ISCJ), está realizando projeto piloto para o desenvolvimento de soluções de telecomunicação e IoT, bem como projetos ou protótipos operacionais de mobiliário urbano sustentável e conectado, na cidade de Santo André. O projeto é pioneiro na região do ABC paulista, e busca tornar Santo André uma verdadeira Smart City. Este objetivo está alinhado à iniciativa Santo André 500 anos, um plano estratégico de longo prazo, em elaboração pela prefeitura de Santo André, que projeta objetivos e diretrizes de desenvolvimento, obras e intervenções estruturantes na cidade, para os próximos 35 anos.

O principal objetivo é aplicar os conhecimentos de Design Thinking e Emotional Design, alinhando-os aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, alunos do 2.º ano do curso de Design da Mauá avaliaram dados do IBGE, a realidade socioeconômica da região, e o seu posicionamento entre os municípios vizinhos e no Brasil, e concluíram que o projeto deveria ser voltado para ações de mobilidade urbana, levando em consideração os fluxos de deslocamento (residência-trabalho-estudo), além de questões da distribuição e tipologias dos pontos/abrigos de ônibus - no âmbito da mesma cooperação, um protótipo de árvore solar também está em desenvolvimento.

Um ponto de ônibus que deve passar pela transformação e virar um ponto de ônibus inteligente está localizado em frente ao colégio, envolvendo dessa forma os alunos do Ensino Médio na realização do projeto, que deverá ser apresentado em junho. Os universitários e estudantes participaram de uma palestra no Instituto Mauá de Tecnologia, que reuniu técnicos do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Diretoria de Tecnologia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria de Mobilidade da PMSA.

Após a apresentação, os alunos do Instituto Sagrado Coração de Jesus e os estudantes de Design da Mauá participaram de algumas atividades que estimularam o desenvolvimento de tarefas criativas, além de discussões sobre pontos positivos e negativos do ponto de ônibus selecionado como objeto de estudo do projeto. "Pretendemos que nossos alunos do curso de Design contribuam para a conquista desta e de outras etapas da Smart City Santo André", destacou a professora Marcia Holland, do Instituto Mauá de Tecnologia.

Informações para a imprensa

Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br

Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br