Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia conquistam o 1.º lugar nas competições Concrebol e Ousadia promovidas pelo IBRACON

São Paulo, novembro de 2017 - Alunos de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, da equipe Concreto Mauá, conquistaram a 1.ª colocação nas competições Concrebol e Ousadia promovidas pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto). A competição integrou a 59.ª edição do Congresso Brasileiro de Concreto, que ocorreu de 31 de outubro a 3 de novembro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

"Para chegar ao resultado alcançado, os alunos se dedicam muito durante todo o ano, por meio de pesquisas teóricas e experimentais que levam ao aprimoramento dos materiais e técnicas utilizadas no preparo dos protótipos", comenta Heloísa Cristina Fernandes Cordon, professora de Engenharia Civil e Coordenadora da equipe.

O Instituto Mauá de Tecnologia tem uma tradição na participação dos concursos promovidos pelo IBRACON, há mais de 15 anos e, desde 2012, vem ganhando destaque pela boa colocação, principalmente no Concrebol, categoria em que a instituição é tetracampeã.

Entenda como funciona a competição:

O concurso Concrebol demanda conhecimento técnico e prático para a construção de uma bola de concreto leve de diâmetro próximo ao de uma bola de boliche. Entre os objetivos da competição estão a descrever uma trajetória reta sobre uma prancha horizontal, impulsionada por uma alavanca que lança a bola em direção ao gol na outra extremidade da prancha e apresentar o melhor desempenho em teste de compressão.

Já a competição Ousadia, consiste em avaliar a criatividade e desempenho da equipe em criar um projeto básico de uma obra de arte em concreto, que evidencie uma percepção global do local escolhido pela organização, em relação aos usos existentes, à paisagem urbana, às formas naturais e às matérias-primas disponíveis que possam ser conciliadas com o uso do concreto, a dimensão e as proporções adequadas do projeto para o lugar, seguindo todas as normas ABNT.