Para oferecer mais experiência prática, professores de Engenharia Mecânica desenvolvem competição de minicarros, modificados pelos próprios alunos.
São Paulo, julho de 2015 – A fim de preparar o aluno para o mercado de trabalho com o máximo possível de trabalhos práticos, o Instituto Mauá de Tecnologia criou a Copa de Minicarros para os alunos de Engenharia Mecânica, para a qual eles mesmos alteram e preparam o carro. Neste ano, há um importante diferencial: os alunos recebem a tutoria de 22 profissionais das montadoras GM e FORD, que acompanham todo o processo e os projetos desenvolvidos durante a disciplina.
A atividade faz parte da disciplina de Engenharia Automobilística e é orientada pelos professores Fernando Malvezzi e Clayton Zabeu. Os alunos são responsáveis pelas alterações nos sistemas de direção, suspensão, motor e transmissão dos minicarros.
“Nada como aprender na prática; deixar os alunos responsáveis pelos principais sistemas de um carro. Essa atividade é essencial e deixa-os mais preparados para o mercado de trabalho”, comenta o professor de Engenharia Mecânica da Mauá, Fernando Malvezzi.
Nessa atividade são realizadas duas competições entre as 14 equipes formadas pelos alunos. Na primeira, em junho, foram avaliados os trabalhos dos grupos e definido aquele que efetuou a melhor alteração no sistema de suspensão. A dirigibilidade do veículo também foi avaliada durante a competição.
A segunda competição acontecerá no final do ano, quando serão avaliadas as alterações realizadas no motor e no sistema de transmissão. O grupo com o veículo que apresentar melhor desempenho ganha a maior pontuação. A pontuação obtida nas competições é utilizada para compor as notas para as equipes.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br