Alunos de Engenharia Civil da Mauá conquistam a primeira colocação no Concurso CBCA

O projeto contemplado visa otimizar o tempo da obra com a utilização de elementos estruturais de aço na construção modular comercial

São Paulo, novembro de 2022 - Com o tema “Conceitos da construção modular num edifício comercial com estrutura de aço”, os alunos do curso de Engenharia Civil, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), conquistaram a primeira colocação da 4.ª edição do Concurso CBCA para estudantes de Engenharia em 2022, promovido pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA).

Com abrangência nacional, o concurso é direcionado a estudantes de Engenharia Civil, com suporte de um professor orientador. A ideia inicial é estimular os alunos a atuarem em todas as etapas da obra: concepção, projeto estrutural dos elementos e das ligações e aspectos de transporte e montagem de edifícios com estrutura de aço ou mista de aço e concreto, seguindo princípios da construção modular, ou seja, partindo da padronização das partes que configuram um prédio.

Sob a orientação do professor Pedro Henrique Cerento de Lyra, com o apoio do professor Fábio Selleio Prado, os alunos João Pedro de Moura Boneli Martins, Bruno Bertazzolo, Pedro de Carvalho Teixeira, André Bottosso Justi, Gustavo Bevilacqua Maia e Giovana Maria D'Angelo Costa apresentaram um projeto inovador para otimizar o tempo da construção e proporcionar maior produtividade no canteiro de obras.

“A proposta do grupo é valorizar a presença de elementos estruturais de aço na construção modular comercial, o que significa na prática executar a obra em menor tempo, além de gerar eficiência e abrir a possibilidade de trabalhar simultaneamente em diversas frentes de serviços. A presença vultosa de aço, torna a obra mais organizada, com um ambiente limpo e condições de segurança para o trabalhador, além de menor geração de entulho, o que contribui para a preservação do meio ambiente”, explica o professor Lyra.

Premiação

O júri avaliou, essencialmente, o correto e apropriado uso do aço considerando os requisitos que uma estrutura deve atender em matéria de estática, segurança e funcionalidade. Também foram considerados aspectos de viabilidade construtiva envolvendo a fabricação, o transporte e a montagem da estrutura, incluindo a concepção das ligações entre as peças.

“A nossa equipe atendeu a todos os requisitos. Entre as premiações, fomos contemplados com R$ 10.000,00 em dinheiro, distribuídos entre equipe (R$ 8.000,00) e professor orientador (R$ 2.000,00), livros sobre Engenharia e Construção em Aço e o recebimento das principais publicações do CBCA de forma gratuita”, lembra o orientador.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278