Alunos da Pós-Graduação da Mauá visitam órgãos regulatórios da indústria de alimentos em Brasília

Trabalhos de conclusão de curso e novas ideias foram apresentados às entidades governamentais

São Paulo, junho de 2022 – Os alunos da Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) estiveram em Brasília para apresentar seus trabalhos de conclusão de curso e novas propostas. Na ocasião, os formandos do módulo de Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais na Indústria de Alimentos visitaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Congresso Nacional, Senado Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), escritório da Barral MJ Consultores Associados Ltda. (BMJ) e embaixadas da República Tcheca e Eslováquia.

Acompanhados pela coordenadora do módulo, professora Dr.ª Eliana Paula Ribeiro, além dos professores Thelma Ramos Teixeira Lahóz Moya e Antônio Marcos Pupin, os alunos ficaram responsáveis pela apresentação dos seus respectivos trabalhos de conclusão de curso para a Gerência Geral de Alimentos da ANVISA. “Os trabalhos receberam avaliações muito boas e feedbacks extremamente positivos. Vale destacar que essa viagem é um dos grandes diferenciais do curso do Instituto Mauá de Tecnologia, criado, coordenado e ministrado durante 2018, 2019 e 2020 pela Dr.ª Tatiana Raposo Pires, que atualmente ocupa o cargo de Director Global of Regulatory Affairs na DSM - Suíça. A realização dessa viagem, além de permitir uma grande oportunidade de aprendizado para nossos alunos, também possibilita ampliar parcerias, para dar continuidade à oferta dessa experiência para as próximas turmas”, detalha Eliana.

A área de assuntos regulatórios tem-se tornado cada vez mais um caminho para profissionais que gostam de desafios. Em linhas gerais, o profissional prepara, analisa e renova a documentação da empresa, para registro ou notificação de produtos na Anvisa e em outros órgãos reguladores; elabora dossiês referentes ao registro, alterações e pós-registro, para cumprir as exigências legais. Devido à constante renovação da legislação, um dos grandes desafios do profissional é manter-se atualizado sobre tudo o que está vigente e ainda ser capaz de selecionar o que realmente pode ter impacto na empresa na qual trabalha.

“Por isso, nosso curso de Pós-Graduação tem sido bastante procurado para desenvolver e capacitar profissionais para atuarem na área, preparando-os para diversas frentes, tais como: análise de impacto regulatório; ferramentas de gestão; análise do risco regulatório (identificação, avaliação, mensuração, controle e gestão); diagnóstico regulatório; elaboração e submissão de dossiês para aprovação de produtos e acompanhamento do processo de registro; regulamentações horizontais e específicas; classificação de produtos segundo o grau de risco sanitário: registro x notificação; rotulagem, potenciais claims e propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária etc.”, detalha a coordenadora Eliana.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas em https://maua.br/pos-graduacao/especializacao-360h/engenharia-de-alimentos.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278