Alunos da Mauá são premiados

Oferecido em parceria entre a IGS Brasil e o CTG-ABINT, o prêmio "Benedito de Souza Bueno" seleciona e premia os melhores trabalhos publicados anualmente

São Paulo, julho de 2021 - Desde que inaugurou, em 2019, o seu laboratório dedicado exclusivamente à análise de geossintéticos, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) está pela segunda vez consecutiva entre os premiados nos trabalhos com temas relativos aos geossintéticos. As premiações são oferecidas em parceria entre a IGS Brasil e o CTG-ABINT.

Em 2020, a Mauá ganhou a primeira colocação na categoria iniciação científica. Neste ano, a premiação é para as duas categorias, tanto para os Trabalhos de Conclusão de Curso quanto para os de Iniciação Científica, ambos em segundo lugar e, assim como no ano passado, sob a orientação do professor de Engenharia Civil da Mauá e responsável pelo laboratório de geossintéticos do IMT, Fernando Luiz Lavoie.

"Essa é a única premiação do Brasil que tem a união de duas importantes associações especializadas em geossintéticos. Sem dúvida, é relevante porque também conta com a participação de renomadas instituições acadêmicas - entre elas a Mauá - cujo foco é fomentar os alunos da graduação na área de Tecnologia em Geossintéticos", comenta o prof. Lavoie.

Premiados

Na Categoria Trabalho de Conclusão de Curso, o  segundo lugar ficou com os alunos Rafael Benzoni Lini, Milena Trentino Miranda e João Víctor Agresta e Silva Leão, com o trabalho "Dimensionamento de reservatórios em geomembrana: parametrização de modelos". Já na Categoria Iniciação Científica, a segunda colocação ficou com a Nathalie Kimie Teraoka Cury Calia, com o trabalho "Caracterização de amostras de geomembranas de PEAD exumadas in situ".

O professor e orientador Lavoie ainda reforça que o processo de avaliação e escolha dos trabalhos é extremamente ético e confidencial. "Todos os anos há mudanças na comissão de avaliadores, quer dizer, três em cada categoria. Eles não têm acesso ao nome dos alunos, nem da universidade, nem do orientador. As notas são atribuídas, portanto, com total anonimato. O prêmio para o primeiro colocado em cada categoria (TCC e IC) é uma experiência de estágio numa empresa da área de Engenharia Civil, e seus orientadores receberão uma placa como homenagem", conclui.

Os geossintéticos são uma família de produtos industrializados constituídos por polímeros, sintéticos ou combinados com materiais naturais, utilizados em obras geotécnicas na engenharia civil e ambiental para diversos fins, como: reforço estrutural; impermeabilização; drenagem; controle de erosão e filtração.