Aluno de Engenharia da Mauá detalha experiência em cidade inteligente no Japão

O universitário do terceiro ano também é correspondente para produzir conteúdo sobre tecnologias em solo oriental

São Paulo, junho de 2020 - Em intercâmbio pelo Japão, Rafael Panteri Nakahara - aluno do terceiro ano do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) - relata sua experiência acerca das particularidades de Fujisawa SST, cidade inteligente (Smart City) inaugurada em 2014, localizada a 50 quilômetros de Tóquio. Com capacidade para até 1000 famílias, sua construção é um projeto da Panasonic com o apoio de sete empresas japonesas e uma estadunidense, totalmente inovadora na área de energia, segurança, mobilidade, bem-estar e energia.

No Japão, o aluno também é correspondente do blog Engenharia360º para produzir conteúdo sobre Smart Cities, o que enriquece a sua estadia no Oriente e o seu aperfeiçoamento científico. "A ideia para o texto de Smart Cities saiu de uma aula em que um professor comentou sobre essa tendência no Japão. Pesquisando o assunto, percebi a importância da tecnologia, principalmente no campo da sustentabilidade. Acredito que essa proposta de cidade se tornará cada vez mais comum no futuro", relata.

Nakahara está muito feliz, mas lembra que toda essa oportunidade tem participação contundente do IMT. "Eu nunca tinha cogitado em intercâmbio até receber um e-mail do grupo de Relações Internacionais da Mauá oferecendo uma  oportunidade de bolsa para estudar fora. Desde o começo, recebi o apoio dos professores e coordenadores que me ajudaram com carta de recomendação e escolha das matérias. Recebendo todo o suporte da Secretaria e Relações Internacionais, pude concretizar essa experiência e, hoje, sou aluno também do Instituto de Tecnologia Shibaura, no Japão", relata.

Smart Cities

As cidades inteligentes apresentam diferentes tipos de sensores interligados para coletar dados e usá-los no gerenciamento de recursos. Desse modo, há uma otimização nas operações e serviços da cidade, ou seja, "criar um conceito de comunidade inteligente baseado no conforto residencial, características regionais e padrões de vida futuros - levando em consideração aspectos como energia, segurança, mobilidade e bem-estar.

"A cidade de Fujisawa SST teve uma enorme procura de estrangeiros. E segundo a Panasonic, a intenção é levar a ideia para outras cidades do Japão, inclusive para outros países", conclui.