Projeto une diferentes elementos da cultura japonesa e será adesivado no novo modelo da Nissan
São Paulo, junho de 2022 – Aluno do segundo ano do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Ricardo Munhoz Santiago Júnior, comemora a primeira colocação no Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks, realizado pela Nissan do Brasil, em 27 de junho. O projeto chamou a atenção da comissão julgadora do concurso, formada por profissionais das áreas de design, marketing e comunicação da Nissan, porque integra: a deusa do Sol na mitologia japonesa, Amaterasu; a obra do artista Katsushika Hokusai, “A grande onda de Kanagawa”, e a árvore-símbolo do Japão, a cerejeira.
O objetivo do concurso foi encontrar a pintura para o crossover da marca que melhor representasse a cultura japonesa. Por isso, desde que soube do concurso, Ricardo começou a fazer sketches e a pensar no conceito que gostaria de apresentar, até chegar à deusa do Sol, Amaterasu, representada pelo Sol na lateral do carro. “Já as ondas vêm de uma obra famosa de Hokusai, ‘A grande onda de Kanagawa’, e a cerejeira, por ser uma árvore característica do Japão. Sempre gostei da cultura japonesa e tive muito interesse nela; então, a minha primeira ideia foi retratar a tradição e a religião do Japão”, explica o vencedor.
O projeto será adesivado num modelo Nissan Kicks e apresentado no estande da Nissan no Festival do Japão, que será realizado entre 15 e 17 de julho, na cidade de São Paulo. “Quero agradecer aos professores e colegas do Instituto Mauá de Tecnologia. O curso oferece todas as ferramentas e os conhecimentos necessários para estimular ideias criativas e inovadoras”, conclui Ricardo.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 95689-2908
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278
lizandra@tramaweb.com.br