Academia de Professores da Mauá promove tradicional semana de capacitação docente de forma on-line

De 29 de junho a 1.º de julho, todos os colaboradores terão a oportunidade de participar de atividades de integração tecnológica, perspectivas pedagógicas, além de trocar experiências acadêmicas

São Paulo, junho de 2020 - O semestre letivo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) termina com a tradicional Semana de Capacitação Docente, promovida pela Academia de Professores da Mauá. De 29 de junho a 1.º de julho, os professores e integrantes da instituição vão usufruir de uma programação rica em conhecimento técnico e prático para aproximar os profissionais das melhores estratégias e tecnologias de ensino, além de elementos para aperfeiçoar o processo de aprendizagem e protocolos para a retomada do trabalho presencial em breve.

De acordo com o Prof. Octavio Mattasoglio, responsável pela Academia de Professores da Mauá, esse evento vai ser diferente: completamente on-line, mas com a mesma característica de anos anteriores. "Todo início e final de semestre, temos encontros nos quais são oferecidos alguns eventos. O nosso planejamento prevê ainda a recepção e integração de novos docentes, que são orientados quanto aos aspectos operacionais, de infraestrutura e pedagógicos. O objetivo da ação é que se aproximem da cultura da escola desde os primeiros momentos no IMT e sintam que pertencem ao processo todo. Neste semestre, não podemos deixar de destacar os nossos esforços para aprofundar os temas condizentes com as ferramentas de educação mediadas por tecnologia e fazer com que nossos profissionais estejam cada vez mais familiarizados com a utilização dessas tecnologias", reforça Mattasoglio.

As ações acontecem essencialmente por cursos, palestras e oficinas oferecidas pelos professores da Mauá ou profissionais externos, com as competências que desejam desenvolver no corpo docente. Entre os temas do próximo encontro, que neste semestre será on-line devido à pandemia, destacam-se: Curso Atualização com três módulos - "Ensino por competências", "Como as pessoas aprendem" e "Planejamento por competências"; dois workshops - "Introdução ao uso do OBS Studio na produção de videoaulas" e "Personalized Learning Designer" (PLD) - Blackboard Open LMS; o VII Seminário da AP (Webinar) "A semana de formação STHEM Brasil 2020: breve panorama" e, para finalizar, "Plano de retomada de atividades no IMT".

Encontro das Canecas

Ao longo dos últimos meses, a Academia de Professores da Mauá, em colaboração com a Academia de Talentos, criou o Encontro das Canecas, uma alternativa on-line para manter contato com os professores, interagir e trocar experiências, tanto no campo profissional quanto pessoal. "Trata-se de uma iniciativa com encontros semanais nos quais todos têm a oportunidade para alinhar projetos, relatar dificuldades pedagógicas e conversar sobre amenidades do dia a dia. Já abordamos diversos temas, tais como: O Aluno em casa: isolado, mas não sozinho; Concentração e Produtividade; Bem-estar emocional do professor; Bem-estar físico e uso da voz entre outros", lembra Mattasoglio.