INSCREVA-SE

Notícias

Segurança Veicular foi tema de Seminário realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Prefeitura de São Bernardo do Campo e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

São Paulo, outubro de 2013 : Após lançar o projeto de Laboratório de Testes e Desenvolvimento em Segurança Veicular e Mobilidade - "crash test?, o Instituto Mauá de Tecnologia-IMT, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo - por meio de suas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Relações Internacionais - e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com apoio do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), realizou em 18 de outubro o Seminário "Segurança Veicular Brasil-Suécia? com o intuito de discutir o atual cenário brasileiro em relação ao assunto.

No evento participaram especialistas de ambos os países, preocupados com o número crescente de acidentes fatais no trânsito brasileiro. Aproximadamente 42 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil, seja pela má qualidade das estradas, fiscalização insuficiente, imprudência dos motoristas ou pela frota em condições ruins. Já na Suécia, após implementação em 1997 da política "visão zero mortes? houve uma redução de 30% nas mortes no trânsito. Quem falou sobre o assunto foi a doutora Astrid Linder, chefe do Centro de Pesquisas doThe Swedish National Road and Transport Research Institute (VTI), que abriu o evento explicando o programa.

"Com o número crescente de acidentes fatais no trânsito brasileiro, tornou-se fundamental a instalação de um laboratório de crash test, além da implementação de programas como o sueco para melhorarmos a segurança veicular nacional", afirma Jefferson José da Conceição, Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo.

O laboratório será oprimeiro centro brasileiro para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segurança veicular e mobilidade, incluindo a colisão de veículos ou "crash test?, de acordo com normas brasileiras, americanas e europeias. Previsto para começar a operar em 2016, será montado em São Bernardo do Campo, principal cidade do Grande ABC em relação ao setor automotivo, com cinco grandes montadoras de veículos, dezenas de sistemistas e centenas de fábricas de autopeças.

Porém, outras ações são importantes para aumentar a qualidade da Segurança Veicular brasileira e diminuir o número de acidentes no trânsito. Para Argemiro Costa, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus e membro daSAE Brasil (Secretaria de Assuntos Estratégicos do Brasil), grande parte dos acidentes no trânsito são causados pelo "fator humano? e, por isso, acredita que um Centro de Simulação de Mobilidade Terrestre ajudará a diminuir as fatalidades. 

Já Rogério Rezende, vice-presidente daAnfavea : Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores e diretor de Assuntos Governamentais da Scania focou sua tese em relação à melhoria da Segurança Veicular em novas tecnologias na pavimentação das estradas e inspeções em relação à idade da frota.

Contudo, também há desafios no Brasil no âmbito da legislação, apontados por Daniel Tavares representante doDenatran - Departamento Nacional de Trânsito. "Os desafios são muitos, mas todos superáveis. Só para citarmos alguns, é preciso haver um aprimoramento dos procedimentos de homologação de veículos, uma revisão/atualização das normas de segurança veicular, criação do Observatório Nacional de Trânsito e envolvimento do Denatran no Inovar-Auto".

Para finalizar, Otávio Camargo, representante da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial comentou que o programa Inovar-Auto pode auxiliar nestas questões e principalmente aumentar a segurança dos veículos produzidos no país.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia : IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento das necessidades da indústria.

Informações para Imprensa:

RMA Comunicação : Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Milly Furquim (milly.furquim@rmacomunicacao.com.br) - (11) 2244.5952 / 98536.8170

Mariana Malagutti (mariana.malagutti@rmacomunicacao.com.br) - (11) 2244.5922