Instituto Mauá de Tecnologia, ThyssenKrupp e IPDMAQ inauguram Laboratório de Comissionamento Virtual

Laboratório será utilizado por alunos e engenheiros para formar profissionais e desenvolver projetos inovadores em processos de automação para a indústria

O laboratório, que será inaugurado em 19 de setembro, integrará a indústria e a academia em um mesmo ambiente de inovação. Instalado no campus do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul, tem área de 100 m² e conta com o que há de mais moderno em hardware e software para a operação de comissionamento virtual.

O laboratório é parte do projeto "Desenvolvimento Tecnológico de Manufatura Digital para Inovação de Processo na Indústria? e é uma iniciativa do Instituto Mauá de Tecnologia, da Thyssenkrupp e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos : IPDMAQ, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico : CNPq, visando à difusão da tecnologia para toda cadeia produtiva, além do setor automotivo. A iniciativa conta ainda com a participação da LWT Software, representante no Brasil da Dassault Systèmes, e da EVIPLAN, representante dos softwares desenvolvidos pela Lanner.

No estágio inicial do projeto, um robô, dois dispositivos e softwares das empresas Dassault Systèmes e Lanner serão utilizados por estudantes e pesquisadores do Instituto Mauá de Tecnologia, além de alunos de outras instituições de ensino superior visando à qualificação de mão de obra especializada para o país na área de automação de processos. A ThyssenKrupp, seus respectivos clientes e fornecedores, além de outras empresas interessadas na adoção da tecnologia também deverão participar de projetos inovadores.

Na prática, o comissionamento antecede o início de uma operação industrial. Após instalação de todos os equipamentos, a empresa testa e ajusta os componentes de cada um deles e, utilizando técnicas de engenharia, assegura seu funcionamento conforme especificações previamente estabelecidas.

Nesse laboratório, o comissionamento ocorrerá em um ambiente virtual, no qual todos esses componentes e seus respectivos movimentos são programados em tempo real, o que torna possível prever e evitar problemas no início das operações. Reduz-se dessa forma a demanda de tempo e de recursos humanos e financeiros, quando comparada ao processo tradicional, realizado no chão-de-fábrica.

Os benefícios do comissionamento virtual incluem ainda a redução de etapas para a integração de uma linha automatizada, nova ou em fase de modernização, e mais segurança durante o seu início de funcionamento.

"Trata-se de uma tecnologia inovadora e que reduz em até 30% o tempo de implantação de uma nova linha de montagem. Com o laboratório, desde já garantimos não só a qualificação dos estudantes, mas também poderemos utilizar essa mão de obra qualificada para as áreas da empresa, dedicadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação?, explica Roberto Kunioshi, Diretor de Operações da ThyssenKrupp System Engineering.

Antonio Cabral, professor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, também ressalta a importância do novo laboratório. "O Laboratório é mais uma das ações voltadas a aprimorar a formação dos nossos alunos. O curso de Engenharia de Produção adota o conceito de fábricas virtuais para criar um ambiente interno de aprendizado contínuo de alunos e professores, que mescla de forma equilibrada as realidades virtuais e as tangíveis, de modo a proporcionar aos futuros engenheiros uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, que tanto aumente a sua empregabilidade como incentive o seu empreendedorismo.?

A Secretária-Executiva do IPDMAQ, Anita Dedding, ressalta a importância da articulação institucional: "O estabelecimento de parcerias entre as instituições tem sido fundamental para o desenvolvimento deste e de outros projetos do IPDMAQ com objetivo de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do setor de máquinas e equipamentos.?

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia : IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento das necessidades da indústria.

Sobre a ThyssenKrupp System Engineering

A ThyssenKrupp System Engineering é um parceiro estratégico global para o desenvolvimento de soluções e processos de montagem de carrocerias e motores na indústria automotiva. O portfólio da empresa inclui soluções de automação para sistemas de transmissão e suspensão, bem como linha de testes para plantas industriais em geral. A ThyssenKrupp System Engineering possui sólida experiência no aprimoramento da cadeia de valor de seus clientes, por meio da implantação de soluções inovadoras que otimizam a eficiência operacional.

Sobre o IPDMAQ

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos : IPDMAQ tem como objetivo promover um ambiente favorável à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento pelas empresas e ser um indutor da cultura e das atividades de inovação. Fundado em 2003, o IPDMAQ é uma Entidade Tecnológica Setorial  (ETS) do setor de bens de capital, integrante do sistema ABIMAQ : Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, e oferece informações e serviços para orientar, estimular e apoiar as atividades de P,D & I no setor.

Mais informações à imprensa

Instituto Mauá de Tecnologia

RMA Comunicação : Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Milly Furquim (milly.furquim@rmacomunicacao.com.br) -11 2244.5952 / 11 98536.8170