Instituto Mauá de Tecnologia realiza a 2.ª edição do evento Mauá Hands On

Evento que acontece em 21 de setembro tem como objetivo auxiliar estudantes do ensino médio na escolha da profissão

São Paulo, agosto de 2013 : Pelo segundo ano o Instituto Mauá de Tecnologia realiza o evento Mauá Hands On para estudantes do ensino médio, pais e professores, em 21 de setembro, das 9h às 16h, no Campus de São Caetano do Sul.

O evento, gratuito, tem como objetivo propiciar experiências práticas nas áreas de Engenharia, Design e Administração. Ao longo do dia, serão oferecidas diversas oficinas para os jovens, palestra para pais e educadores, atividades interativas para todos e a final do game Combate de Robôs.

"A ideia deste evento é promover experiências práticas em áreas relacionadas aos cursos de graduação oferecidos pela Instituição, como forma de ajudar os jovens do Ensino Médio na escolha profissional, além de promover a visitação e a convivência com o meio acadêmico ?, conta Ana Beatriz Grimaldi, gerente de Marketing do Instituto Mauá de Tecnologia.

As áreas e os temas das oficinas oferecidas são:

• Administração: "Fábrica de chinelos?;
  • Design: "Como é desenhado um automóvel??;
  • Engenharia de Alimentos: "Industrialização de sorvetes?;
  • Engenharia Civil: "Construa sua ponte?;
  • Engenharia de Computação: "Jogo com base em blocos lógicos?;
  • Engenharia de Controle e Automação: "Como criar um display POV (Persistence of vision)?;
  • Engenharia Elétrica: "Geração de energia elétrica utilizando uma bicicleta?;
  • Engenharia Eletrônica: "Controle de movimentação de um veículo pela web?;
  • Engenharia Mecânica: "Desvendando o motor a combustão?;
  • Engenharia de Produção: "Montagem de kit de canetas?;
  • Engenharia Química: "Produção de detergente líquido?.

"Durante as oficinas os estudantes poderão entender mais sobre a área por meio de dinâmicas e simulação de processos. E, em algumas delas, será possível levar para casa o resultado de seu aprendizado?, fala Ana Beatriz.

Para que os visitantes possam transitar pelo campus e não perder nenhuma de suas atividades, haverá totens de informações acionados por tecnologia RFID. "No ato do credenciamento, distribuiremos pulseiras com um código de radiofrequência que será reconhecido pelos totens interativos. Eles mostrarão para quais oficinas o visitante está cadastrado, indicará o horário e como chegar ao local?, explica Claudia Pereira, coordenadora de Relacionamento do Instituto Mauá de Tecnologia.

Outra atração do evento será a grande final do game Combate de Robôs, que acontecerá às 12h15. O game é dividido em duas fases, virtual e presencial. Cada um dos quatro mais bem classificados no ranking da fase virtual, realizada no período de 12 de agosto a 1.º de setembro, constituída de uma competição de cartas, formará uma equipe com mais três colegas de sua escola e um professor, que receberão representantes da Mauá para ensiná-los a construir um robô para a disputa da grande final.

O participante ganhador será premiado com um iPad Apple e cada um dos quatro demais integrantes da equipe vencedora levará para casa um iPod Apple Nano 16GB.

A inscrição no game deve ser feita no site http://handson.maua.br/

Para os pais e educadores haverá a palestra intitulada "Empregabilidade para Jovens de Alta Performance?, deIçami Tiba, psiquiatra, educador e escritor de 30 livros, entre eles "Pais e educadores de alta performance? e "Quem ama educa?. Os adultos terão ainda à sua disposição, um espaço exclusivo com buffet e acesso à internet, enquanto aguardam os adolescentes participarem das atividades.

"No ano passado recebemos cerca de mil inscrições somente pelo hotsite e 15 grupos de escolas de Ensino Médio. Nossa expectativa é de recebermos um número ainda maior neste ano. Inclusive quase dobramos o número de oficinas?, finaliza Ana Beatriz.

Mauá Hands On

Data: 21 de setembro de 2013

Local: Instituto Mauá de Tecnologia : Campus de São Caetano do Sul - SP

Endereço: Praça Mauá, n.º 1 : São Caetano do Sul, SP

Inscrições gratuitas por meio do site: http://handson.maua.br/.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia : IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento das necessidades da indústria.

Informações para Imprensa:

RMA Comunicação : Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Milly Furquim (milly.furquim@rmacomunicacao.com.br) -11 2244.5952 / 11 98536.8170

Mariana Malagutti (mariana.malagutti@rmacomunicacao.com.br) : 2244.5922