Instituto Mauá de Tecnologia apresenta projeto de Laboratório de Testes e Desenvolvimento em Segurança Veicular e Mobilidade - "crash test?

Em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo o projeto já foi apresentado ao Governo Federal.

São Bernardo do Campo, agosto de 2013 : Nesta quinta, 15 de agosto, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, o Prefeito de São Bernardo do Campo, Sr. Luiz Marinho, e o Superintendente Geral do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Sr. Paulo Sérgio Colli Bógus assinaram protocolo de intenções com vistas a viabilizar e implantar projeto doprimeiro centro brasileiro para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segurança veicular e mobilidade, incluindo a colisão de veículos ou "crash test?, de acordo com normas brasileiras, americanas e europeias, em São Bernardo do Campo. A implantação desse laboratório também reforçará a aproximação de alunos e professores com pesquisadores da indústria e mercados automotivos nacional e internacional.

O projeto, que está inserido nas diretrizes do "Programa Inovar-Auto? do Governo Federal, visa incentivar a pesquisa e o desenvolvimento no País. O local previsto para implantação do laboratório é o futuro Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo. Toda a estrutura deverá ser acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O projeto já foi apresentado ao Governo Federal e a órgãos de fomento.

"Nossa intenção é prestar serviços para empresas voltadas ao mercado nacional e internacional. Estaremos preparados para os diferentes tipos de normas?, explica o eng. José Roberto Augusto de Campos, coordenador do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia. As negociações já estão em estágio avançado. O laboratório terá como diferencial não apenas a verificação de níveis de segurança e de mobilidade, mas também a prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisas nesta área.

O Centro de Pesquisas da Mauá atua há mais de 40 anos desenvolvendo soluções para problemas específicos e é este DNA que será utilizado nesse novo projeto. Para o engenheiro Marcello Alves de Souza, um dos desenvolvedores dos estudos preliminares e consultor técnico do projeto, a questão mais importante deste lançamento é aumentar a segurança de motoristas, passageiros e pedestres em caso de colisões e capotamentos. "O objetivo é diminuir o número de fatalidades em acidentes. A Mauá foi a escolhida para essa parceria, pois tem credibilidade e qualificação técnica para gerir um laboratório como esse? afirma Marcello.

O Grande ABC Paulista representa, no Brasil, mais de 25% da produção de veículos, mais de 55% da produção de caminhões, especificamente, 40% da força de trabalho do setor e 35% do total das exportações segundo dados da Prefeitura de São Bernardo do Campo. "Temos a presença de cinco grandes montadoras de veículos, dezenas de sistemistas e centenas de fábricas de autopeças. Nossa localização é estratégica: entre o Porto de Santos, dois aeroportos, o Rodoanel e o maior mercado consumidor do País. Contamos com universidades de excelência na área automotiva, como é o caso do Instituto Mauá de Tecnologia. Nada mais lógico do que São Bernardo do Campo nuclear este importante laboratório de testes e desenvolvimento em segurança veicular?, diz o prefeito da cidade, Luiz Marinho.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, Jefferson Conceição, "O Laboratório de ?Crash Test? será a âncora do nosso Parque Tecnológico?.

Após a implantação do laboratório, as montadoras poderão realizar seus testes de verificação e desenvolvimento, em vez de enviar os veículos para o exterior, o que reduzirá custos. "Cremos que este projeto contribuirá para apoio a ampliação de melhorias na área de Segurança Veicular?, finaliza o eng. Fábio Bordin, superintendente de Planejamento de Desenvolvimento do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele também prevê que esse novo centro colaborará de forma significativa no desenvolvimento de novas tecnologias, matérias-primas e processos.

Sobre o Programa Inovar-Auto

OPrograma de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), é uma medida adotada pelo Governo Federal com oobjetivo de estimular oinvestimento na indústria automobilística nacional. Estima-se que até 2015 o Programa aportará mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor.

As medidas introduzidas pelo Programa Inovar-Auto fazem parte da política industrial, tecnológica e de comércio exterior chamada "Plano Brasil Maior?, e concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que estimularem e investirem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil. O programa prevê uma redução de até 30 pontos percentuais no IPI para automóveis produzidos e vendidos no País; para ter direito ao incentivo, no entanto, os interessados devem oferecer uma série de contrapartidas, que vão aumentar gradualmente a partir do início do programa. Para mais informações acesse: http://inovarauto.com.br

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia : IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento das necessidades da indústria.

Informações para Imprensa:

RMA Comunicação : Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Milly Furquim (milly.furquim@rmacomunicacao.com.br) -11 2244.5952 / 11 98536.8170