Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia realizou o 4.º Prêmio AEXAM Barão de Mauá, que homenageou cinco ex-alunos de destaque

Em 1.º de dezembro, foi realizada a 4ª edição do Prêmio Barão de Mauá, na Associação Desportiva Classista General Motors de São Caetano do Sul. Na ocasião, a Associação dos Ex-alunos do Instituto Mauá de Tecnologia - AEXAM comemorou os 45 e 40 anos de formatura das 2.ª e 7.ª turmas de Engenharia e homenageou cinco ex-alunos que se destacaram no mercado de trabalho: Alfredo Vergilio Fuentes Ferrari, Claudio Bernardes, Jorge Luiz Numa Abrahão, Marcos Munhoz, e Vicente Abate.

“O evento tem como objetivo valorizar os profissionais que se destacaram no mercado de trabalho e cujos esforços fundamentam e estimulam a evolução e o crescimento da sociedade”, explica o Eng. Luis Fernando Pacheco Pereira, presidente da AEXAM.

Além do networking,  os participantes têm a oportunidade de firmar possíveis parcerias. “É muito interessante de se ver como a escola é importante, pois gera conexões relevantes na vida profissional das pessoas”, acrescenta Luis. Um bom exemplo é Marcos Munhoz, um dos cinco homenageados, vice-presidente de Comunicação e Relações Internacionais da General Motors do Brasil, que tem suas raízes ligadas à montadora e à instituição de ensino e que pretende iniciar um processo de aproximação entre ambos. “Nasci em São Caetano do Sul, estudei na Mauá e trabalho na GM há 41 anos, foi meu segundo emprego”, conta Marcos. Para ele, o Prêmio representa uma mistura de emoção pessoal e profissional.

Alfredo Vergilio Fuentes Ferrari, diretor de Vendas e de Engenharia de Aplicações da ERGOMAT Indústria e Comércio Ltda diz que a Mauá foi decisiva na sua vida profissional, por isso ficou feliz ao ser indicado ao prêmio. Comovido, dedicou a homenagem à sua família e compartilhou com os seus professores, que foram sua base, e também com seus colegas e amigos. Ele, que é membro do Conselho Diretor da Mauá, afirmou que enquanto estiver em atividade a Instituição terá sua colaboração. O ex-aluno frequenta todos os eventos da Mauá e todos os anos leva um grupo de destaque em Engenharia Mecânica da Eureka para se apresentar na empresa em que trabalha. “O mercado precisa de profissionais voltados para a indústria e o Instituto Mauá de Tecnologia oferece isso”, explica Ferrari.

Jorge Luiz Numa Abrahão, presidente do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e do Conselho da Sociotec Engenharia também concorda com a importância da instituição de ensino superior na vida profissional. “A Mauá foi muito importante, pois atuou em questões profissionais e sociais. Lá, construí grandes amizades, fundamentais para a vida e esse tipo de ação de reconhecimento reconforta e estimula. Além da congratulação das ações do passado há um estímulo para o olhar para o futuro.”

Para Claudio Bernardes, presidente do SECOVI e diretor-presidente da Ingaí Incorporadora, este sentimento foi estimulado ao atender ao convite da AEXAM para proferir palestra aos alunos da Mauá, recentemente. “Depois de 40 anos voltei ao Instituto e apesar de todo esse tempo senti como se houvesse passado apenas um mês de quando me sentava naquelas cadeiras. É uma honra muito grande receber este prêmio e quando se está na escola isso é algo absolutamente inimaginável”. Para ele a formação é algo imprescindível e o fato de o evento reunir grandes nomes mostra a boa formação dada pela Mauá. “O Instituto Mauá de Tecnologia realmente dá uma boa formação e deve continuar com este trabalho a fim de que a qualidade dos alunos seja essa e assim continuem existindo profissionais de sucesso para serem homenageados pela AEXAM”, afirma Claudio.

Já Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e diretor de Relações Corporativas da AmstedMaxion, a homenagem recebida é um orgulho. “Sinto grande satisfação em receber este reconhecimento que inclusive já foi dado a outras pessoas de grande expressão. Sinto-me honrado. A Mauá me deu toda a bagagem e experiência para complementar a vida”, afirma o engenheiro metalurgista. Sua área de atuação tem como patrono o Barão de Mauá que também inspirou o nome do prêmio da AEXAM, pelo seu pioneirismo em inúmeras obras no campo do serviço publico no Brasil. Irineu Evangelista de Souza, industrial, empresário, banqueiro, político e diplomata construiu importantes ferrovias e foi condecorado por D. Pedro II com o título de Barão de Mauá com a frase “O trabalho honrado supera todos os obstáculos”.

“O prêmio congrega o valor dado ao reconhecimento das pessoas que despontam na sociedade em áreas ligadas à Mauá e também é um reconhecimento ao Barão de Mauá, que carrega na sua figura inspiração para o que fazemos hoje em nossa instituição de ensino. Ele estava à frente do seu tempo, mas sempre com ética refinada”, declara o reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. José Carlos de Souza Jr., que também ressalta a importância da aproximação da Instituição com sua Associação de Ex-Alunos, “a riqueza que esta comunidade representa é difícil de mensurar”, acrescenta.

No evento, os melhores trabalhos da Eureka 2011 também foram premiados: em Administração, o trabalho Implantação do Sistema de RFID (Identificação por Rádio Frequência) e Logística Reversa no CEAGESP de autoria de Vivian Argacof Temwrijosuk; em Engenharia Civil, o estudo de caso sobre Pavimentos Permeáveis dos engenheiros Bruno Perretti Vaquer, Karina Yuriko Suzuki e Rafaella Pace; na área de Engenharia de Controle e Automação, Head Up Display, Painel de instrumentos digital automotivo refletido no para-brisa de autoria de Fabiano Vercosa Todao, Romulo Targon Fiorito e Victor Piovam; e em Engenharia Elétrica, o trabalho intitulado "Bee finder – Sistema de localização de pessoas de Leandro Ykeda, Leonardo Carvalho de Almeida, Marcelo Almeida da Rocha e Thiago Martins Coelho.

“A AEXAM é uma entidade independente que serve aos formados pela Instituição, mas também depende deles para existir não só pelo custeio, mas com ideias, projetos, auxílio na organização de eventos sociais, culturais, técnicos e esportivos”, encerra o presidente da Associação.

Sobre a AEXAM

A Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia foi fundada em 1967 com a missão de preservar a união entre os ex-alunos, os alunos e o Instituto Mauá de Tecnologia. Visa, entre seus objetivos, apoiar o desenvolvimento profissional, cultural e social de todos os ex-alunos, fomentando o sucesso profissional e pessoal de todos, por meio da integração e compartilhamento do conhecimento.

No banco de dados da Associação estão cadastrados aproximadamente 20 mil ex-alunos, profissionais, das áreas de Administração, Design do Produto, Engenharia, Gestão da Tecnologia da Informação, Marketing, Processos Gerenciais e Ambientais, além de diversos cursos de MBA, Pós Graduação e Mestrado. A AEXAM reúne anualmente cerca de 1.000 ex-alunos em seus eventos sociais e esportivos, que frequentemente acontecem nos campi  do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em  São Caetano do Sul e São Paulo.