Eureka 2012, exposição do Instituto Mauá de Tecnologia, reúne 148 trabalhos com foco em tecnologia inovadora

O evento traz projetos de alunos da última série dos cursos de graduação de Administração, Design de Produto, Engenharia, Gestão Ambiental e Gestão da Tecnologia da Informação

São Paulo, outubro de 2012 – A Eureka, exposição de trabalhos de conclusão de curso do Instituto Mauá de Tecnologia, acontece de 20 a 22 de outubro, no campus de São Caetano do Sul. Com expectativa de recorde de público os projetos estão prontos para ir para o mercado, como aconteceu em outras edições, que levaram produtos a negociações com a indústria brasileira para serem comercializados.

A Eureka expõe os trabalhos com novidades em várias áreas,  como robótica, alimentos, infraestrutura e planos de negócios, que surgiram de ideias dos alunos dos cursos de Administração, Design de Produto, Engenharia, Gestão Ambiental e Gestão da Tecnologia da Informação. “O evento proporciona ao aluno a oportunidade de lidar com um grande desafio prático com prazos e metas a serem cumpridos, semelhante aos desafios que ele encontrará na sua carreira profissional”, explica a professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora do evento.

Aberto ao público, o evento tem sido catalisador para empresas de vários setores da economia que contratam e incentivam esses alunos a desenvolver e refinar suas ideias no ambiente profissional. Dessa maneira a Eureka cumpre seu papel de aproximar o meio acadêmico do empresarial. “As pessoas que visitarão o evento encontrarão trabalhos criativos com elevado nível técnico, voltados para o desenvolvimento da ciência e com utilidade prática no dia a dia. Não existem outras feiras de trabalhos de formatura no padrão da Eureka e justamente por este motivo empresários veem buscar soluções criativas ou produtos com potencial de comercialização”, acrescenta a prof.ª Alessandra.

EUREKA 2012 de 20 a 22 de outubro – das 14h às 20h30

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP

Entrada franca

Mais informações: www.maua.br

Alguns trabalhos que estarão na Eureka 2012

Auxílio a deficientes

Cadeira de rodas com acionamento cerebral – a cadeira acionada por ondas cerebrais e movimentos faciais permite que pessoas com limitações de locomoção tenham liberdade de movimento.

Dispositivo eletrônico para auxilio na locomoção de deficientes visuais - composto de sensores ultrassônicos e micromotores de vibração o aparelho é capaz de detectar objetos e informar ao usuário a proximidade de obstáculos evitando colisões.

Luva para conversão de libras para fala - capta e converte os sinais de libras em palavras para auxiliar na integração de surdos-mudos na sociedade.

Bengala com RFID - a bengala auxilia o deficiente visual a identificar obstáculos.

Tecnologia

Reconhecimento de vagas em estacionamentos – o diferencial deste projeto é que com ele será possível detectar vagas em estacionamentos por meio de processamento de imagens. Sistema mais barato e acessível do que os utilizados atualmente.

Análise de perfil de consumo por meio de imagens – o sistema permite análise quantitativa e qualitativa do perfil de consumidores em pontos de venda e/ou promoção por meio de processamento de imagens. A câmera analisará as feições, se a pessoa gostou ou não do que viu, identificará idade, sexo e outras informações que podem ser analisadas por relatório.

Software para análise postural por meio do Kinect – o software monitora e avalia a postura do trabalhador em diversos ambientes por meio da tecnologia da Microsoft.

Refrigerador instantâneo de bebidas enlatadas – o produto de pequeno porte refrigera bebidas em lata em cerca de 1 minuto. Além de design compacto o refrigerador possui baixo custo operacional.

Eng. Civil / Soluções urbanas

Asfalto ecológico de borracha - o asfalto com adição de borracha de pneus proporciona mais resistência e melhor aderência dos pneus além de uma solução ao descarte do material.

Loteamento totalmente sustentável – o trabalho planeja e mostra que é possível se ter ações sustentáveis em todas as fases do projeto como pavimento permeável, coleta seletiva de lixo, reuso da água e soluções alternativas de energia elétrica e de iluminação.

Composteira doméstica – o projeto visa tornar acessível a todas as casas o processo de compostagem. Resíduos orgânicos representam, em média, metade do lixo gerado por uma família.

Alimentos

Pré-mistura para o preparo de "cupcake" sem glúten sabor chocolate - a mistura com adição de água produz uma massa para bolo que atende às necessidades de quem tem pouco tempo e poucos ingredientes em casa além de pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten).

Saúde

Monitoramento de saúde da terceira idade em tempo real – o sistema permite aferir a pressão e a frequência cardíaca, mensurar o nível de glicose e a temperatura corpórea e gerar relatórios que poderão ser enviados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e desta forma auxiliar as consultas de rotina e dando mais liberdade ao idoso que pode ter parte de seu acompanhamento médico em sua residência.

Estudo de caso

Capitalização de Startups - neste projeto o grupo produziu estudo de empresas que obtiveram sucesso graças a startups e destaca casos de sucesso.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, comcampi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design de Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.

Mais informações para a imprensa:

RMA Comunicação

Milly Furquim - milly.furquim@rmacomunicacao.com.br - 11 2244.5992 / 11 8536.8170

Nídia Bomtempo - nidia.bomtempo@rmacomunicacao.com.br - 11 2244.5985

Rita Sastre - rita.sastre@rmacomunicacao.com.br - 11 2244.5994