Alunos da Mauá conquistam os 1.º, 2.º e 3.º lugares no Congresso SAE Brasil 2012 na categoria Trabalhos Estudantis

São Paulo, outubro de 2012 - O 21.º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil acontece de 2 a 4 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é realizado pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) associação sem fins lucrativos cuja principal finalidade, há quase 30 anos, é gerar base de apoio e capacitação, com foco no constante avanço tecnológico e elevação do patrimônio técnico brasileiro. Durante o Congresso serão premiados os alunos de cursos de graduação em Engenharia que tenham se destacado por seu desempenho acadêmico e produzido trabalho de conclusão de curso focado em aplicações automobilísticas. As três primeiras colocações da categoria Trabalhos Estudantis são de equipes do Instituto Mauá de Tecnologia. Os alunos das equipes levarão para casa prêmios parte em dinheiro, parte em incentivo para cursos promovidos pela SAE Brasil. Os primeiros colocados também ganharão uma bolsa para cursar pós-graduação na Mauá.

A equipe vencedora apresentou o “Projeto de um sistema de tração elétrica para um veículo utilitário” desenvolvido pelos alunos Ramon Perez, Denis Minharro Gambin Goshi e Bernardo Curioni que cursam a 6ª série de Engenharia Mecânica, período noturno. O professor Fernando Malvezzi, orientador do grupo, comenta que esse trabalho busca uma alternativa para que os veículos com motor a combustão sejam modificados para um sistema elétrico. “Muito se fala de buscar alternativas em relação a  essa nova tecnologia que, caso prospere, permitirá a troca do sistema convencional para motorização elétrica”, explica prof. Malvezzi.

O projeto premiado em segundo lugar,Desenvolvimento de uma injeção eletrônica para motores monocilíndricos de baixa cilindrada”, foi criado e desenvolvido pelos alunos da 6ª série de Engenharia Eletrônica, período noturno, Bruno Tadeu Pavão, Anderson Fuzetto Tucan, Rodrigo Palugan Hollosi e Thiago Araújo Garcia, sob a orientação do professor Sergio Ribeiro Augusto. "O sistema desenvolvido permite o gerenciamento do motor,  obtenção das informações por telemetria, além de possuir uma interface homem-máquina para configuração local. Tudo isso faz com que o sistema seja aberto a inovações, visto que sua concepção foi modular”, conta o professor Sergio.

Em terceiro lugar estáo projeto“Desenvolvimento de um sistema de suspensão e direção aplicado a um veículo Baja SAE” de autoria dos alunos Edgar Sanches Moreno, Leonardo Capocio Netom e Marlon Robson de Oliveira da 5ª série do curso de Engenharia Mecânica período diurno. “Esse projeto chama atenção por seu aspecto técnico alinhado com o que se espera atualmente de um engenheiro. Esse grupo não pulou etapas e investiu em simulações antes dos ensaios experimentais com protótipos”, fala prof. Malvezzi que também foi orientador dessa equipe.

Os professores orientadores dos grupos dizem que há muitas vantagens em participar de congressos como este. Para o professor Sergio, nesse tipo de evento, há a oportunidade de conseguir um reconhecimento de seu esforço e ter incentivo para dar continuidade em seus estudos, como uma pós-graduação, por exemplo. “Nesse caso, há chance de apresentar seu projeto a críticas de profissionais do mercado além de expor sua imagem como profissional e sua ideia para empresas e empresários. Já tivemos casos de pessoas que conseguiram emprego em empresas renomadas”, pontua prof. Malvezzi.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia:

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design de Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.

Mais informações para a imprensa:

RMA Comunicação

Milly Furquim – milly.furquim@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5952 / 11 8536.8170

Nídia Bomtempo – nidia.bomtempo@rmacomunicacao.com.br  – 11 2244.5922