ProIndústria-Fórum 2012 acontece em 2 e 3 de outubro com foco na excelência operacional na manufatura

São Paulo, setembro de 2012 – O evento promovido e coordenado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Cadware Technology está em sua 7ª edição com palestras, painéis e estudos de caso cujo tema central é a excelência operacional na manufatura com foco no planejamento e controle, execução e gerenciamento da produção.

O Fórum será realizado em 2 e 3 de outubro, no campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia e tem como objetivo discutir a correta utilização da Tecnologia da Informação, mesclada às principais ferramentas da Engenharia de Produção, no planejamento, controle, execução e gerenciamento dos sistemas produtivos. Pretende-se dessa forma criar um ambiente técnico que oriente empresas e profissionais no contínuo processo de melhoramento da manufatura a fim de aumentar a produtividade e a excelência operacional. “É a nossa contribuição para a melhoria da competitividade das indústrias brasileiras. Muitos dos palestrantes possuem uma visão que auxilia na resolução dos problemas do cotidiano do chamado chão-de-fábrica. Os participantes, com certeza, atentos a essas informações, poderão fazer uso delas para tornarem mais competitivas as suas empresas”, afirma o professor Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

"O evento traz novas visões da gestão de produção e abordagens a ela relacionadas, a exemplo de sistemas PCP (Planejamento e Controle da Produção), MRPII (Material Requirement Planning), JIT (Just-in-time), sistemas de planejamento avançado APS (Advanced Production Systems), sistemas MES/MOM (Manufacturing Execution Systems / Manufacturing Operations Management), para a execução e gerenciamento da manufatura. A necessidade de gerenciar redes e cadeias de suprimentos mais complexas cria cenários que exigem novas capacidades de simulação e introduz novos temas que serão abordados no ProIndústria-Mauá 2012, como Cloud Manufacturing, novas arquiteturas de Tecnologia da Informação, ofertas de softwares como serviço (Softwares as a Service), mobilidade e armazenamento inteligente de dados", explica Evandro Gama, chairman do evento.

O investimento é de R$ 900,00, por pessoa, para um dos dias, e R$ 1.200,00 para os dois dias. A programação está acessível na página www.proindustria.com.br.

“O ProIndústria-Fórum promove uma importante e atual discussão dos temas relacionados à Engenharia de Produção. Estudar a fundo o conteúdo técnico de todas as edições do evento ajudou-nos a remodelar e atualizar nosso o curso. Adquirimos a versão V6 do software PLM (Product Lifecycle Management) da Dassault Systèmes e, utilizando a metodologia de ensino por projetos (do inglês Project Based Learning) estamos construindo, professores e alunos, a nossa fábrica virtual, que é o nosso principal projeto didático. Todo esse aprendizado, que tem a imprescindível colaboração do fabricante do software, consolida a aplicação de TI na área e coloca os nossos alunos numa posição de vanguarda no mercado de trabalho”, acrescenta Cabral.

O evento tem o apoio da MESA (Manufacturing Execution Systems Association) International, AEXAM (Associação dos ex-alunos da Mauá), DMS-EESC/USP (Digital Manufacturing and Simulation Group– Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo) e ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), além do patrocínio da SolidWorks Brasil, Ka Solution e Sandvik Coromant.

Serviço Evento: ProIndústria-Mauá Fórum 2012

Local: Instituto Mauá de Tecnologia - Praça Mauá, 1 - São Caetano do Sul, SP - Brasil

Datas: 2 e 3 de outubro

Horário: das 8h30 às 18h

Inscrições: pelo site www.proindustria.com.br ou (11) 2914-4459

Realização: Cadware Technology e Instituto Mauá de Tecnologia

Mais informações: pelo site www.proindustria.com.br, pelo email proind@cadware-technology.com ou pelo telefone (11) 2914 4459

Para obter a programação completa com os horários e temas, acesse http://www.proindustria.com.br/Grade_Geral_de_Palestras_PIM2012-020312.htm

Sobre a Cadware Technology A Cadware Technology é uma editora especializada em mercados segmentados, promove eventos focados e educação acadêmica-corporativa. Publica a revista Cadware Indústria, a revista Certificação & Gestão de Carreiras, anuários e revistas corporativas diversas. Mantém a Cadware Bookstore e projetos editoriais específicos de revisão de produto – Product Review. Organiza e coordena o evento PLM-Summit em parceria com o DMS-EESC/USP e o evento ProIndústria-Fórum em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia-IMT. Mantém o ProIndústria-Educação com foco em ferramentas de gestão industrial e apoia o DMS-EESC/USP que promove consultoria e educação em PLM e manufatura digital – (www.cadware-technology.com).

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT, há mais de 50 anos, promove o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados. O IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design de Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.

Mais informações para a imprensa:

RMA Comunicação

Milly Furquim – milly.furquim@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5952 / 11 8536.8170

Nídia Bomtempo – nidia.bomtempo@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5922