INSCREVA-SE

Notícias

Embrapa premia projeto com participação de professores do Instituto Mauá de Tecnologia

São Paulo, agosto de 2012 – O trabalho "Desenvolvimento tecnológico para uso funcional das passifloras silvestres” do grupo Rede Passitec, da qual fazem parte  professores da Mauá, recebeu o 1.º lugar em Premiação Local de Equipes e 2.º lugar na Premiação Nacional de Equipes na categoria "Qualidade Técnica".

Unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com universidades e empresas públicas e privadas criaram a Rede Passitec com o objetivo de gerar informações e tecnologias para o uso das passifloras silvestres comumente chamados de maracujás como ingredientes ou matéria prima para as indústrias de alimentos, condimentos, cosmética e farmacêutica. Um grupo de professores do Instituto Mauá de Tecnologia é responsável pelo desenvolvimento de processos e de produtos alimentícios contendo as passifloras como, por exemplo, queijo minas frescal, flan, sorvete para mulheres na menopausa e leites fermentados.

A equipe premiada é formada pelas professoras Eliana Paula Ribeiro, Cynthia Jurkiewicz Kunigk, Cristiane Maria Barra da Matta e Edilene Amaral de Andrade Adell e pelos técnicos Douglas Dalla Justina e Ana Paula Buriti. Hoje, o projeto inicia nova fase e conta com a participação da estagiária Cauane de Araújo, aluna do curso de Engenharia de Alimentos.

“Receber esta premiação foi uma grande honra, pois é uma forma de reconhecimento da dedicação e da qualidade do trabalho desenvolvido por nossa equipe”, diz Eliana Paula Ribeiro, coordenadora do projeto do Instituto Mauá de Tecnologia.

Mais sobre a Rede Passitec

A rede desenvolve pesquisas nas áreas de sistema de cultivo e produção, identificação de compostos de interesse funcional/medicinal; gera tecnologias para armazenamento e processamento de frutos e folhas com foco na manutenção das propriedades benéficas; desenvolve equipamentos e produtos; valida o efeito biológico de acordo com a legislação brasileira. As espécies estudadas pela rede têm potencial benéfico ao sistema nervoso no controle do estresse, melhoria da qualidade do sono, controle de tremor essencial/parquinsoniano, para evitar a enxaqueca, como regenerador celular, para evitar e controlar a diabetes, obesidade e colesterol.

Atualmente a rede busca parceiros – investidores e ou empresas- para fomentar o desenvolvimento e a comercialização das novas tecnologias geradas com foco no uso comercial das passifloras silvestres.

  Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design de Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.

Mais informações para a imprensa:

RMA Comunicação

Milly Furquim – milly.furquim@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5952 / 11 8536.8170

Nídia Bomtempo – nidia.bomtempo@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5922