A mostra Eureka 2011 do Instituto Mauá de Tecnologia reúne trabalhos inovadores

Ao todo são mais de 140 projetos de alunos da última série

São Paulo, outubro de 2011 – começa em 21 de outubro a Eureka 2011, exposição que apresenta os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos da última série dos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. O evento, que acontece no campus da Instituição, em São Caetano do Sul, encerra-se em 23 de outubro com expectativa de recorde de público.

O evento, aberto ao público, expõe os trabalhos desenvolvidos a partir de diferentes tecnologias com novidades para diversas áreas. Os visitantes terão a oportunidade de observar a inovação em equipamentos, robôs, alimentos, maquiagens, infraestrutura e planos de negócios que surgiram das idéias dos alunos dos cursos de Administração, Design do Produto e Engenharia, oferecidos pela Mauá.

O evento tem sido catalisador para empresas de vários setores da economia que contratam e incentivam esses alunos a desenvolver e refinar suas ideias no ambiente profissional. Dessa maneira a Eureka cumpre seu papel de aproximar o meio acadêmico do empresarial.

EUREKA 2011 de 21 a 23 de outubro

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP

Sexta-feira, 21/10 –das 14h às 22h

Sábado, 22/10 – das 14h às 20h30

Domingo, 23/10 - das 14h às 18h30

Entrada franca

Mais informações: www.maua.br

Alguns trabalhos que estarão na Eureka 2011

Robôs

Robô omnidirecional – equilibrado sob uma bola esse robô é capaz de locomover-se em qualquer direção sem a necessidade de reorientar-se. Foi desenvolvido para interação com humanos e suas principais aplicações referem-se às atividades como guia em museus e feiras,

Quadcopter - robô voador com câmera que se mantêm sozinho no ar desenvolvido para monitoramento e segurança de grandes áreas.

Satélite

Simulador para o satélite Plato (Planetary Transits and Oscillations of Stars ou Observador de Trânsito e Oscilações Planetárias das Estrelas) – o projeto de tecnologia aeroespacial em cooperação com o Observatório de Paris e sob a supervisão da Agência Espacial Francesa – CNES implantará uma plataforma de simulação (realtime) para aquisição de imagens em um satélite que deverá ser lançado em 2015. O objetivo é descobrir milhares de novos planetas, possibilitando um salto considerável na busca por planetas habitáveis. O projeto também tem apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de Tecnologias e Ciências do Espaço (INCT – INEspaço)  vinculado ao CNPq/FAPESP.

Veículos

"Head Up Display" (HUD) - consiste num painel digital de instrumentos automotivos que funciona refletido no pára-brisa tornando a visualização das informações mais rápida. O projeto também conta com um painel auxiliar "touch" para personalização e configuração.

Veículo para 2020- design de um carro-conceito trabalhado em parceria com a General Motors focado em jovens dos grandes centros urbanos com espaço para soluções sustentáveis e redução dos impactos ambientais;

ECOMauá Elétrico - veículo premiado que tem como objetivo reduzir o consumo de energia. Possui circuito de controle que mantem a máxima eficiência de consumo do carro.

Eng. Civil / Soluções urbanas

Hidroanel para o transporte aquaviário– consiste em um conjunto de hidrovias interligadas em torno da cidade de São Paulo abrangendo os principais cursos de água da metrópole o que aliviaria o trânsito e diminuiria a emissão de poluentes;

Abrigo provisório de emergência – propõe solução econômica para um problema comum em épocas de chuva no Brasil. Em situações emergenciais, como no caso de desastres naturais, os alojamentos apresentam fácil montagem e armazenagem, além de privacidade e conforto às famílias desabrigadas;

Tinta imobiliária com ativo fotocromático- é capaz de mudar de cor com a incidência da luz solar.

Máquinas

Gôndolas de supermercados acessíveis a cadeirantes - com um mecanismo acionado eletricamente as prateleiras movimentam-se até uma altura adequada a pessoas com mobilidade reduzida;

Máquina de açaí na tigela automática – propõe servir a polpa de açaí em três opções de sabor (natural, banana e morango) e em três tamanhos de copo, num processo automatizado. O usuário aperta os botões de acordo com sua escolha;

Máquina distribuidora de macarrão instantâneo – seguindo a tendência de macarrões instantâneos tipo "Cup Noodles", a máquina oferece uma refeição rápida nos mais diversos lugares a um preço acessível.

Sustentabilidade

Geração de energia elétrica por bicicleta "indoor" - sistema de armazenamento de energia gerada por bicicletas. Uma academia de ginástica, por exemplo, pode armazenar toda a energia produzida em suas bicicletas e utilizar no funcionamento da sua infraestrutura.

Beleza

"Gloss" com composto natural de avestruz – possui alto poder de hidratação e revitalização cutânea, além de ser rico em ômega 3, 6 e 9 e nas vitaminas D e E.

Alimentos

Iogurte sabor blueberry sem refrigeração- bebida pronta que não precisa de refrigeração para sua conservação. Com ômega 3, vitaminas A, C, D, e E, além de concentrado protéico. Adequado para todas as faixas etárias;

Pão francês fortificado com cálcio da casca de ovo– o trabalho enriqueceu um dos produtos mais populares com cálcio a um preço acessível a todas as camadas sociais;

Iogurte de maracujá com calda de fruta – com alto valor nutricional, o produto aproveita a massa base abundante das produtoras de sucos de maracujá, evitando o desperdício;

Suco de soja verde com sabor de melão– livre de conservante e corante pode ser consumido pelo público intolerante à lactose;

"Fruitbar"-bastão de frutas coberto com cereais sem adição de açúcar;

SuGel (Suplemento nutricional esportivo protéico em gel) - recupera a musculatura e promove o aumento da massa muscular para os amantes de exercícios físicos.

Design

Cadeira portátil para bebês com prevenção à Síndrome da Morte Súbita do Lactente– a cadeira permite que a criança permaneça na posição correta diminuindo a possibilidade do óbito durante o sono.

Plano de Negócio

Plano de negócios para uma academia de portadores de necessidades especiais – abrange todo o contexto com valor de investimento, faturamento, número de funcionários, melhor localização, infraestrutura necessária, entre outras questões.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar de recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.

Mais informações para a imprensa:

RMA Comunicação

Milly Furquim