Tetra Pak inaugura primeira planta da América Latina para testes de alimentos em conservas em embalagens cartonadas

São Paulo, 30 de junho de 2011 - A Tetra Pak, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, inaugura hoje a primeira planta da América Latina para testes de alimentos em conservas em embalagens cartonadas. Com o investimento de R$ 1,4 milhão, a estrutura possibilitará a realização de diversos experimentos, em uma escala menor que a industrial e a um custo mais baixo.

Com a nova planta piloto os atuais e potenciais clientes da Tetra Pak terão a possibilidade de experimentar o desenvolvimento de novos produtos e alterar a formulação dos já existentes. Além disso, com essa nova instalação, o tempo para a realização dos testes será agilizado em no mínimo seis meses, sem contar o benefício financeiro.

De acordo com Fernando Varella, Diretor Executivo de Vendas de Contas Food da Tetra Pak, o sistema funciona como uma miniatura de uma linha comercial padrão, justamente para atender a proposta de fazer testes com custo baixo. “A capacidade do equipamento é de até três lotes por dia, o que representa cerca de 600 embalagens produzidas”, afirma o executivo.

Para abrigar essa estrutura, o Instituto Mauá de Tecnologia ofereceu à Tetra Pak um espaço no laboratório, o que garante a utilização dos equipamentos de forma segura e com a confidencialidade necessária para os novos negócios da indústria alimentícia. “O Instituto Mauá de Tecnologia tem grande reputação no mercado e demonstrou ter todos os requisitos necessários, além de um excelente nível de profissionalismo e uma boa estrutura para a instalação de nossos equipamentos”, completa Varella.

Em contrapartida, a empresa oferecerá palestras e demonstrações aos alunos sobre a tecnologia asséptica e autoclavada, por meio de exposições nos equipamentos. “Essa parceria representa uma grande oportunidade para os alunos e professores da Mauá que poderão realizar pesquisas em colaboração com a Tetra Pak, utilizando uma das mais modernas tecnologias criadas pela Tetra Pak nos últimos anos. Isto servirá também para manter o Instituto como uma referência em Engenharia de Alimentos”, afirma o Professor Otávio de Mattos Silvares, Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Tetra Recart - Especialmente desenvolvida para envasar alimentos, a Tetra Recart é uma embalagem com formato compacto, o que garante um desempenho logístico otimizado, da produção ao consumo. Além de mais leve que outras opções de embalagens para conserva, a Tetra Recart é fácil de armazenar e manusear, já que possui abertura simples com picote (não necessita de ferramentas). Composta principalmente por recursos renováveis e certificados, a embalagem ainda é 100% reciclável.

Os consumidores brasileiros já encontram vegetais (seleta, milho e ervilha), feijões (preto, carioca, branco e fradinho), grão de bico, soja e lentilha em embalagens Tetra.

Recart. Globalmente, as embalagens já envasam atum, azeitonas, molho de tomates com pedaços, molhos picantes com carne, saladas prontas, frutas, molhos, sopas, cremes, alimento para gato e cachorro etc.

SOBRE A TETRA PAK

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próxima aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™", reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

SOBRE O INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Administração, Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Mais informações para a imprensa:

Tetra Pak - CDN Comunicação Corporativa

Andreza Rodrigues– (11) 3643-2935 – andreza.rodrigues@cdn.com.br