Notícias

Mauá realiza paineis de segurança da cadeia produtiva de alimentos

As inscrições já estão abertas para os paineis sobre produtos cárneos e food service

São Paulo, abril de 2011 – O Instituto Mauá de Tecnologia promove nos próximos meses dois paineis de segurança da cadeia produtiva de alimentos. O painel sobre produtos cárneos ocorrerá no dia 10 de maio e o sobre food service no dia 07 de junho, ambos no campus da Mauá em São Caetano do Sul, a partir das 9h.  A coordenação programática é de responsabilidade do Prof. Dr. Leo Kunigk, coordenador do curso de mestrado do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

O evento sobre produtos cárneos tem como objetivo debater questões importantes para o segmento brasileiro de produtos cárneos, um dos maiores exportadores do setor. A intenção é que a carne chegue à mesa do consumidor com qualidade e de forma segura, promovendo um crescimento do setor e reduções nas barreiras sanitárias de nações importadoras. Na ocasião serão apontadas as tendências, perspectivas, o desenvolvimento de tecnologias de refrigeração, sanificação, controle e identificação de contaminantes e distribuição.

Já o painel sobre Food service é voltado a estabelecimento que produza alimentos para pronto consumo, no local do seu preparo ou não. Inclui-se nesse setor uma ampla gama de manipuladores de alimentos como panificadoras, rotisserias, sorveterias, lanchonetes, cantinas, empresas de catering e todos os tipos.

Os paineis são destinados aos profissionais de toda a cadeia produtiva dos diversos tipos de carne e seus derivados e de Food Service respectivamente, que tenham interesse em novas técnicas e informações inovadoras que promovam o crescimento profissional e de suas empresas. O painel sobre produtos cárneos é destinado a engenheiros de alimentos, químicos e de produção; veterinários; agrônomos; nutricionistas; químicos e sanitaristas. Já o sobre Food service destina-se a engenheiros de alimentos, químicos e de produção; nutricionistas e chefs de cozinha.

Para o professor Kunigk, debater esse tema é importante para disseminar informações tanto para o meio acadêmico quanto para a indústria.

As inscrições podem ser realizadas pelo email contato@construtoraeeventos.com.br, ou pelo tel.: (11) 3663-3752. O valor do investimento de cada painel para profissionais é R$ 290,00 e para estudantes R$ 80,00. Os participantes receberão certificado digital e conteúdo programático eletrônico.

2º. Painel de segurança da cadeia produtiva de alimentos – produtos cárneos

Programação:

  • Indústria da carne no Brasil – Controle sanitário
  • Tendências e perspectivas da indústria dos produtos cárneos
  • Rastreabilidade – do campo à mesa
  • Patógenos e contaminantes nos produtos cárneos
  • Aplicação de radiação no controle de microorganismos
  • Embalagens
  • Sistema de higienização

Serviço:

Data: 10 de maio de 2011

Horário: das 9h às 18h

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul.

3º. Painel de segurança da cadeia produtiva de alimentos – food service

 Programação:

  • Indústria de Food Service – Controle sanitário
  • Tendências e perspectivas da indústria de food service
  • Contaminantes na cozinha industrial
  • Sistema de Higienização

Serviço:

Data: 07 de junho de 2011

Horário: das 9h às 18h

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Informações para Imprensa:

RMA Comunicação – Assessoria de Imprensa IMT

Rafaella Simões – rafaella.simoes@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5965

Milly Furquim – milly.furquim@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5992

Rita Sastre – rita.sastre@rmacomunicacao.com.br – 11 2244.5994