INSCREVA-SE

Notícias

Alunos da MAUÁ disputam a 7.ª edição da Fórmula SAE Brasil - Petrobrás

Competição acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, em Americana - SP

Os 20 alunos da equipe Mauá Racing, que representam o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, preparam-se para a 7.ª edição da Fórmula SAE Brasil – Petrobras. A competição, promovida pela SAE Brasil, acontece de 19 a 21 de novembro, no campo de provas da Goodyear, em Americana, São Paulo. Durante o evento, os estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia apresentarão seus protótipos de corrida, tipo Fórmula, em provas estáticas, de aceleração e enduro. O ganhador da disputa representará o Brasil na Fórmula SAE, no exterior.

Para a edição deste ano, a equipe da Mauá, composta por alunos de várias habilitações de Engenharia e também do curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva, aposta num carro monoposto (fórmula), com chassis em estrutura tubular, equipado com motor da motocicleta CB500, alimentado por um turbo-compressor, tendo a potência de aproximadamente 80CV.

Willian Kurilov de Moraes, aluno da pós-graduação em Engenharia Automotiva da Mauá e integrante da Mauá Racing desde 2006, explica que a equipe fez várias mudanças no veículo, como modificação no chassi, para proporcionar melhor rigidez com menor peso; alterações na geometria de suspensão, bem como na geometria de direção; implantação de um novo sistema de diferencial ao trem-de-força; modificações no controle e admissão do motor; nova carenagem e melhoria ergonômica no banco do piloto.

No ano passado, a equipe conquistou a décima colocação geral, obtendo o quinto lugar na prova de aceleração. Neste ano, alunos e professores estão ansiosos e confiantes para conquistar uma melhor colocação no pódio. “O carro está com rendimento muito bom. Com certeza vamos realizar todas as provas estáticas e dinâmicas e alcançar uma ótima colocação”, afirma Willian.

De acordo com José Roberto Augusto de Campos, professor orientador da equipe, o mais importante é superar as dificuldades apontadas nas provas anteriores, além de contar com uma equipe altamente motivada.

Fórmula SAE Brasil – é uma competição estudantil promovida pela SAE Brasil. Nela, alunos de graduação e pós-graduação de Engenharia devem projetar e construir um veículo de corrida, do tipo Fórmula, com motor quatro tempos de até 610 cm³, de acordo com regras definidas pela organização. O objetivo da competição é oferecer oportunidades para estudantes de Engenharia na área Automobilística.

Durante os três dias da competição, as equipes e os seus veículos são submetidos a provas estáticas (inspeção técnica, avaliação de custos e manufatura, apresentação e projeto) e dinâmicas (aceleração, frenagem, enduro, dirigibilidade). O primeiro colocado na disputa conquista o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE no exterior.

ServiçoVII Competição FORMULA SAE BRASIL - PETROBRAS
Período – 19, 20 e 21 de novembro de 2010
Local – Campo de Provas da Goodyear – Americana – São Paulo
Mais informações: http://www.saebrasil.org.br/eventos/formulaSAE10/

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.