Mauá promove evento aeroespacial nos dias 2 e 3 de dezembro

Com o título Embedded Digital Systems for Space Applications, o evento contará com palestrantes internacionais

Nos dias 2 e 3 de dezembro o campus do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul será palco de um evento inédito. A instituição promoverá para docentes, pesquisadores, profissionais das áreas de Defesa e Aeronáutica e da indústria aeroespacial o Seminário Brasil-França Embedded Digital Systems for Space Applications. O evento, que terá entrada franca, contará com palestrantes estrangeiros que abordarão diferentes temas voltados à área aeroespacial, como sistemas de alta confiabilidade, softwares espaciais e implementação de sistemas eletrônicos embarcados.

Os participantes poderão conferir de perto toda a experiência profissional adquirida ao longo de anos de trabalho, de Frederic Pinsard, engenheiro de pesquisa do Departamento de Astrofísica da Commisariat à l’Energie Atomique e  dos engenheiros de Desenvolvimento do LESIA - Laboratoire d'études spatiales et d'instrumentation en astrophysique do Observatório de Paris, Loïc Gueguen e Philippe Plasson.

As palestras serão ministradas em francês, com tradução simultânea para o português. Entre os tópicos a serem abordados estão: Arquitetura e funções dos sistemas digitais embarcados; Links e redes de comunicação; FGPA para aplicações espaciais; Tecnologia SpaceWire; Softwares embarcados, entre outros.

De acordo com um dos organizadores do seminário, Vanderlei Cunha Parro, professor de Engenharia Elétrica da Mauá, o diferencial do evento está na experiência dos palestrantes. “Trouxemos profissionais que já vivenciaram uma missão espacial bem-sucedida e que hoje podem compartilhar as estratégias utilizadas e quais os tipos de problemas enfrentados”, conta. Os profissionais relatarão as experiências vividas nas missões CoRot, Plato, Herschell e Simbol-X, entre outros assuntos.

Iniciativa – No início deste ano, a Mauá concretizou sua experiência na área da Tecnologia Aeroespacial com a criação do Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados. Além de desenvolver sistemas embarcados, o núcleo foi instituído com o intuito de criar projetos para aplicações em processamento de sinais, controle digital e para experimentos aeroespaciais. O Seminário Brasil-França é uma iniciativa do núcleo, como uma forma de se consolidar no setor Aeroespacial nacional e internacional.

Serviço: Seminário Brasil-França Embedded Digital Systems for Space Applications
Datas: 2 e 3 de dezembro de 2011
Local: Instituto Mauá de Tecnologia - Praça Mauá, 1 - São Caetano do Sul
Telefone: 0800 019 3100
Inscriçõeswww.maua.br/inscricao/embedded-digital-systems-for-space-applications
Informações: pelo e-mail vparro@maua.br

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.