Escola de Administração Mauá e IBM Brasil fazem parceria para capacitação com foco em certificações IBM

Determinada a tornar-se a melhor escola de negócios do País, a Escola de Administração da Mauá (EAM) investe em parcerias que possam capacitar alunos e professores de acordo com as necessidades de mercado

São Paulo, 10 de outubro de 2010 - O Instituto Mauá de Tecnologia acaba de firmar um acordo estabelecendo uma parceria da Escola de Administração Mauá com a IBM Brasil, com o objetivo de capacitar alunos e professores da Instituição em ferramentas de tecnologia da informação, a partir do programa “IBM Smart Professional”. O programa envolve parceria entre empresas e universidades de todo o Brasil.

A partir de agora, a EAM terá acesso aos mais importantes softwares e materiais didáticos da IBM, podendo capacitar instrutores para aplicar esse conhecimento aos alunos e profissionais da Instituição. “Com essa iniciativa, estamos construindo uma interatividade maior entre a academia e o mercado. A Mauá tem a tecnologia em seu DNA e precisa formar gestores que tenham pleno domínio dos recursos que a tecnologia nos oferece hoje”, explica o professor Carlos Alves de Lima Nascimento, diretor da EAM.

“O programa ‘IBM Smart Professional’ promove a inclusão de universitários no mercado de trabalho, pois permite que os estudantes estejam alinhados com as reais necessidades das empresas. No caso da parceria com a EAM, o ineditismo é que ela já começa com um projeto específico, no qual alunos e professores estarão aplicando as ferramentas na busca de soluções para um cliente e um projeto real”, observa Ricardo Mansano, gerente de ISVs & Developer Relations da IBM Brasil. “No setor de tecnologia, certificações profissionais têm um grande valor. Para os estudantes de administração, as certificações funcionam como a porta de entrada para um mercado cada vez mais exigente e concorrido”, completa.

O programa segue um modelo inovador de relacionamento entre universidade e empresa, no qual professores e alunos são capacitados virtualmente e as certificações são realizadas na própria universidade. Os principais benefícios do “IBM Smart Prefissional” são a capacitação focada nas necessidades de mercado e a possibilidade de certificação IBM com um custo mais acessível que o praticado normalmente.

As certificações disponíveis via Smart Professional são:

• UML, RUP, SOA, BPM, XML e Cloud Computing
  • Todas as certificações das linhas de produto
  • Information Management (DB2, Cognos, Content Manager, Informix, Optim, SolidDB)
  • Rational
  • Lotus
  • WebSphere, ILOG
  • Tivoli, Maximo

Além destes benefícios, os participantes utilizam a rede social developerWorks Brasil, portal IBM para desenvolvedores e profissionais de TI, comunicando-se com profissionais e experts de TI do mundo inteiro. Consulte informações sobre o Smart Professional em http://www.ibm.com/br/developerworks/smartprofessional/

Para o presidente do Instituto Mauá de Tecnologia, presente à cerimônia de assinatura da parceria,  o Pais vive um momento muito especial e de grandes oportunidades para os profissionais de diferentes áreas. “Também  os administradores precisam estar aptos para contribuírem e atuarem de forma efetiva com essa nova realidade de mercado. E é responsabilidade da universidade prepará-los”, explica Fernando Quartin, presidente da Instituição.

Prática

Como resultado desta parceria o Instituto Mauá de Tecnologia pôde assinar um termo de Cooperação Técnica com a CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Esta parceria visa a aplicação dos conhecimentos de Administração na modelagem e modernização dos processos logísticos, administrativos e tecnológicos relacionados ao agronegócio. Os projetos envolverão os alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Alimentos e Produção Mecânica do Instituto e visam a redução dos desperdícios de alimentos por meio da modelagem dos processos. “Com a tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência) será possível manter o controle das mercadorias, sabendo onde elas estão. As caixas de madeiras utilizadas atualmente serão trocadas por caixas de plásticos para preservar a higiene dos alimentos”, explica Ricardo Mansano, gerente de ISVs & Developer Relations da IBM Brasil.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Sobre a IBM
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil

Assessoria de Imprensa IBM - In Press Brodeur