MAUÁ estreia na classe micro durante a 12.ª edição na SAE Brasil Aerodesign

Alunos enfrentaram o desafio de projetar aeronaves rádiocontroladas

As equipes do Instituto Mauá de Tecnologia já estão prontas para alçar voo na SAE Brasil Aerodesign 2010, que ocorre de 21 a 24 de outubro, no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), localizado em São José dos Campos (SP).  A competição é destinada a estudantes de graduação em Engenharia, Física ou Ciências Aeronáuticas. Eles têm o desafio de projetar, fabricar e testar um avião rádiocontrolado, em escala reduzida. A novidade da Mauá neste ano fica por conta da estreia de uma de suas equipes da classe micro, a Ideafix, além de contar com as duas tradicionais equipes, Asterix e Obelix, na classe regular.

Estreante na classe micro, a equipe Ideafix surgiu por conta da paixão dos alunos da Mauá pela aviação. Como a maioria dos membros do grupo está na última série do curso de Engenharia e precisava dedicar-se somente ao seu trabalho de conclusão de curso (TCC), eles decidiram-se por um projeto que tanto poderia participar da competição quanto servir de trabalho de graduação. “Apesar do tempo de construção da aeronave ser menor, o desafio é igual ao das demais categorias”, revela o formando do curso de Engenharia Mecânica, Ricardo Augusto Moreno, capitão da equipe.

“Teremos um grande desafio como estreantes. Tudo pode acontecer, pois não tivemos parâmetros de projetos anteriores para criar o nosso avião”, pondera Ricardo.  Para alcançar um lugar no pódio, os estudantes apostaram no conhecimento adquirido na Mauá e, para garantir o sucesso durante as provas, a equipe realizou alguns testes bem-sucedidos com o aeromodelo de asa alta e motor com configuração trator.

Também inovadoras, as equipes Asterix e Obelix começaram seus respectivos projetos do zero. Conforme nos conta o capitão da Asterix, aluno da 3ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação, Fernando Tersetti, a equipe observou as competições passadas e constatou que a maior parte dos vencedores era de aviões pequenos. Decidiram, então, mudar completamente o projeto, deixando de lado a característica robusta das aeronaves apresentadas nas edições anteriores para investir numa de menor porte. “Um projeto menor, além de apresentar uma melhor logística, tem construção mais rápida". No entanto, o aluno revela que, com base nas regras vigentes da competição, é possível obter uma pontuação idêntica à de um avião com dimensões maiores.

Em busca de uma aeronave mais competitiva, os estudantes da Obelix também criaram um projeto com inspiração nos aeromodelos já construídos na Mauá. “Nosso diferencial está no tamanho mediano do avião de asa baixa”, explica Caio César Forni, capitão da equipe Obelix e estudante da 3ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação. Com a aeronave deste ano, os alunos pretendem pontuar bem em todas as avaliações, realizar uma ótima prova de voo e, assim, ficar entre os melhores da categoria.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.