INSCREVA-SE

Notícias

MABE premia estudantes de Design do Produto da MAUÁ

Concurso desafiou alunos a criar formas para a linha de lavadoras de roupas da marca

Alunos da 3.ª série do curso de Design do Produto do Instituto Mauá de Tecnologia receberam no dia 28 de outubro, terça-feira, o Prêmio MABE de Melhor Design para Máquina de Lavar Roupas. Os alunos viram seus esforços reconhecidos, após seis meses de árduo trabalho em que tiveram como desafio desenvolver um projeto para o seu primeiro cliente real.

A parceria entre o IMT e a indústria de eletrodomésticos MABE resultou no concurso que teve o objetivo de estimular a criatividade dos alunos, propondo o desenvolvimento de um projeto de design para máquinas de lavar roupas. Para a coordenadora do curso de Design do Produto, professora Cláudia Facca, a escolha da Mauá, dentre tantas outras instituições, para a efetivação dessa cooperação, significa um dos maiores reconhecimentos que um curso, ainda relativamente novo, pode receber.

Neste ano, foram inscritos cinco trabalhos, que tiveram o seu desenvolvimento acompanhado de perto pelos gerentes da MABE. Com isso, os alunos puderam participar de todas as etapas do desenvolvimento de um produto, desde o recebimento de um briefing até as clínicas de apresentação, passando pelas visitações à fábrica para conhecer a linha de produção. “A parceria foi importante para os alunos e para a indústria porque, além de promover o contato com uma nova geração de designers, os conceitos sugeridos nos projetos dos alunos podem ser aproveitados nas futuras linhas de lavadoras de roupas da empresa”, explica Cláudia.

Originalidade e criatividade garantiram o primeiro lugar para Rafael Augusto Berloffa, que recebeu como prêmio um IPod Touch e o mock-up de sua criação, concedido pela MABE. “O concurso é uma oportunidade de conhecermos um cliente real e toda sua complexidade, além de contato com os profissionais que já estão na área”, diz Berloffa.

O segundo lugar, premiado com um IPod Nano, ficou com os alunos Rafael Andreazi e Lucas Turco. Em terceiro lugar foi classificada a aluna Mariana Rodrigues Pereira, premiada com um IPod Shufle.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.