Orgulho Mauá: 2025 consolida excelência acadêmica com grandes premiações
Destaques nacionais e internacionais marcam o ano com conquistas em inovação, sustentabilidade, pesquisa e ensino
2025 trouxe grandes conquistas para o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Alunos e professores receberam importantes reconhecimentos em competições acadêmicas nacionais e internacionais, reforçando o compromisso da Instituição com a excelência na formação de profissionais preparados para os desafios contemporâneos. Entre esses destaques, a Mauá celebrou o 1.º lugar no 5.º Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo SEMESP, com o Projeto MONUEM, evidenciando o impacto social e educacional das iniciativas desenvolvidas pela Instituição.
Ao longo do ano, estudantes destacaram-se em áreas como saneamento, mobilidade, ciência de dados, sustentabilidade, robótica, design e engenharia de embalagens, provando que o ensino baseado em projetos, desafios e integração entre teoria e prática dá resultados concretos.
Engenharia Civil Mauá em destaque: Paulo Azevedo e Gabriel Rebouças conquistam o 2.º lugar no Quiz FENASAN.Entre os destaques, está o 2.º lugar conquistado pelos alunos Paulo Vieira de Azevedo e Gabriel Santolia Rebouças, do 5.º ano de Engenharia Civil, no Quiz Universitário da FENASAN — um reconhecimento pela competência em áreas como abastecimento de água, resíduos sólidos e esgoto sanitário.
Na área de Design, os alunos Austin Camigauchi e Lian Pieri foram vencedores da categoria “Shape Design” na 27ª edição do Talento Volkswagen Design, sobressaindo-se entre competidores de todo o Brasil e reforçando a excelência criativa do curso.
A força da engenharia Mauá também foi reconhecida no Concurso Engenharia-Ação, promovido pela Prefeitura de São Paulo. Duas equipes da Instituição garantiram o 1.º lugar nos eixos de Drenagem Urbana e Resíduos da Construção Civil, reafirmando o protagonismo da Mauá na busca por soluções urbanas sustentáveis. Ainda nesse cenário de inovação tecnológica, a Mauá foi vencedora do Prêmio IoT ABINC 2025, com um projeto que integra sensores inteligentes e Inteligência Artificial para monitorar a cadeia de produção e uso de pneus, destacando-se nacionalmente em IoT e Indústria 4.0.
Na pesquisa aplicada, a Mauá marcou presença com o pesquisador Vinícius Fernandez Gonçalves no Congresso SAE BRASIL com o prêmio de Melhor paper Nacional, recebido por seu estudo sobre motores sustentáveis para usinas termelétricas.
Equipes Mauá conquistam o 1.º lugar em Drenagem Urbana e Resíduos da Construção Civil no Engenharia-Ação."Os reconhecimentos internacionais também reforçaram o prestígio da Instituição. O aluno Victor Patrinhani Okuma, do 1.º ano de Engenharia, foi o único brasileiro premiado pela GE Vernova Foundation entre estudantes de 21 países. A aluna Carolina Lansoni Vilas Boas, de Sistemas de Informação, integrou a equipe vencedora do prêmio “Most Implementable” no Global Sustainability Project Bootcamp, com uma solução para gestão de resíduos urbanos em Boston (EUA).
A Mauá também brilhou no setor espacial: seus alunos conquistaram o prêmio Readiness no CubeDesign 2025 após desenvolverem um nanossatélite de alto desempenho e finalizarem todas as missões simuladas com excelência.
Nas arenas de robótica, a equipe Kimauánisso conquistou mais de 11 troféus no RoboChallenge, brilhou no RSM Challenge Internacional 2025 com outras 9 premiações e na IRONCup 2025 a equipe conquistou 6 prêmios, confirmando sua reputação como referência na área. No automobilismo estudantil, a Mauá Racing teve desempenho de destaque ao conquistar o título do H2 Challenge com o protótipo movido por célula de combustível e o vice-campeonato na Fórmula SAE Brasil com o carro a combustão. Kimauánisso conquista excelentes resultados em 2025.
O reconhecimento também veio para o corpo docente. O professor Eduardo Nadaleto da Matta foi premiado com o 28.º Prêmio CREA-SP de Formação Profissional na categoria “Docente” e o professor da pós-graduaçãom Antonio Carlos Dantas Cabral, recebeu na Itália o WPO Lifetime Achievement Award 2025, um dos prêmios mais importantes da indústria mundial de embalagens.
Trabalho para reconhecimento
Para o reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, o professor Marcello Nitz, essas conquistas representam um avanço coletivo e estratégico. “Elas evidenciam a qualidade da formação oferecida pela Mauá. Cada prêmio reconhece a competência de nossos estudantes e docentes, bem como a eficácia de uma metodologia que valoriza a aprendizagem baseada em desafios”, destaca. “Para os alunos, esses resultados ampliam a confiança, fortalecem seus currículos e abrem portas para novas oportunidades profissionais e acadêmicas. Para a Instituição, consolidam nossa reputação de excelência em educação, pesquisa e inovação”.
Segundo ele, além dos prêmios e reconhecimentos, 2025 foi um ano de fortalecimento da cultura de colaboração e pertencimento. “Cada premiação é motivo de orgulho coletivo. Representa o esforço conjunto de equipes inteiras e reforça o senso de comunidade, mostrando que nossos estudantes e professores estão preparados para se destacar nos ambientes mais exigentes”, afirma.
Com investimentos em infraestrutura, ambientes de aprendizagem prática, incentivo à interdisciplinaridade e valorização de competências socioemocionais, a Mauá reafirma, por meio dessas conquistas, seu papel como uma das instituições de ensino mais inovadoras e respeitadas do País. “Essas premiações, em áreas tão diversas quanto sustentabilidade, mobilidade, empreendedorismo, robótica, engenharia aplicada e atuação docente, demonstram que estamos no caminho certo”, conclui o reitor.
|