Desenvolvimento de veículo autônomo é uma realidade no campus do IMT
Trabalho do grupo de pesquisas de Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica (SMIR) desenvolve Ônibus Robótico Inteligente para se locomover pelo Instituto
Com as inovações realizadas no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o grupo de pesquisas de Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica (SMIR), formado por alunos e professores do IMT, está desenvolvendo e aprimorando um veículo autônomo próprio da Instituição, batizado pela equipe como ORBI, que significa Ônibus Robótico Inteligente.
O veículo projetado para se locomover no campus da Mauá tem sido desenvolvido a partir de um carro de golfe elétrico, que pode comportar até 7 pessoas, uma das quais é usuária de cadeira de rodas. Para controlar o veículo de forma autônoma, diversas modificações foram realizadas; entre elas, a alteração do sistema de direção mecânica para um sistema com acionamento motorizado, a modificação no sistema de aceleração para responder a comandos externos enviados por um computador, além da instalação de diferentes tipos de sensores para detectar obstáculos e obter a localização do veículo dentro do campus. Grupo de pesquisas do IMT desenvolve Ônibus Robótico Inteligente para se locomover pelo Instituto.
"O Orbi conta com uma interface gráfica semelhante à dos carros modernos dessa categoria. Todo o sistema foi desenvolvido por nosso grupo de pesquisas e, a partir disso, conseguimos ver tudo o que está acontecendo com o carro em tempo real, além de podermos exercer comandos a distância, caso seja necessário", explica Alexandre Harayashiki Moreira, professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do IMT.
A iniciativa está relacionada com os pilares de inovação e desenvolvimento tecnológico do IMT, que busca, de forma prática, desenvolver e aprimorar tecnologias emergentes. "Os carros autônomos são, atualmente, uma revolução dentro do mercado automotivo comercial. Com esse projeto, demonstramos aos alunos tecnologias semelhantes às embarcadas nos veículos desenvolvidos por grandes empresas, como a Tesla, além de garantirmos um transporte eficiente e diferenciado", ressalta.
O veículo conta com diversas tecnologias para garantir controle preciso da direção, mapeamento dos espaços, detecção de obstáculos e localização, com um conjunto diversificado de sensores e câmeras, incluindo também um sistema GNSS RTK.
Conforme destaca o professor, trata-se de um trabalho complexo e desafiador, que traz à comunidade do IMT uma grande oportunidade de desenvolvimento tecnológico.
“Além do desenvolvimento dessas novas tecnologias, o projeto faz parte do conceito de ensino 360º do IMT, que transcende os conceitos teóricos e estimula a prática, garantindo uma oportunidade para os alunos que desejam iniciar o desenvolvimento de projetos e pesquisas científicas dentro da Instituição”, finaliza Moreira.
|