Experiência e crescimento no mercado de transmissão de potência: ex-aluno do IMT relembra sua trajetória profissional
Com 40 anos de carreira, Antonio Monteiro foi vice-presidente regional para a América Latina em empresa líder do setor de energia
Antonio Monteiro formou-se em Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrotécnica, em 1980, na turma 15.000 do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Com 40 anos de experiência no mercado, o executivo passou por grandes multinacionais do setor de transmissão de potência, como a SEW, a Nord e a Sumitomo.
O engenheiro conta que, para seguir uma boa trajetória profissional, o alicerce forte da educação é essencial. Por isso, escolheu o IMT e sua qualidade acadêmica para toda a Graduação. “Com o passar do tempo, ficou claro que a formação sólida e a base técnica que a Mauá me proporcionou foram a chave para meu desenvolvimento profissional e crescimento individual”, comenta. Antonio Monteiro formou-se em Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrotécnica.
Ele relembra que, quando se formou nos anos de 1980, o País passava por um momento difícil na economia, porém, depois de um tempo, conseguiu uma oportunidade no mercado de transmissão de potência e, a partir disso, a se estabelecer e evoluir profissionalmente. Já no mercado, Monteiro começou a atuar na SEW, empresa europeia de sistemas e máquinas, onde ficou por dez anos e passou por diferentes setores, como a área técnica e comercial. Logo após, esteve à frente da gerência-geral na Nord, uma das maiores fabricantes de acionamentos mecânicos e eletrônicos de alta tecnologia no mundo.
Com a evolução no setor, acumulando experiência técnica e de gestão, o executivo passou a atuar na Sumitomo Drive Technologies, líder em produtos de controle e transmissão de potência. Obtendo um grande destaque, o executivo angariou novos cargos e, em 2003, foi promovido e convidado para gerenciar as operações da empresa na América Latina, com base na subsidiária dos Estados Unidos. Com seu sólido trabalho ao longo de 40 anos no setor, em 2021, aposentou-se como Vice-Presidente Regional da companhia.
Atualmente, aos 67 anos, o engenheiro vive nos EUA, onde tem buscado um novo ritmo para seu cotidiano.
“Tenho orgulho da minha carreira. Agora, minhas perspectivas são descansar e desfrutar deste país, podendo periodicamente voltar ao Brasil para visitar minha família e amigos”, afirma Monteiro.
|