Da Engenharia Civil à docência: conheça a trajetória do egresso de sucesso Hubert Alquéres
Formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 1980, Alquéres reúne uma sólida experiência no setor de Engenharia, Educação e Gestão Pública
Hubert Alquéres, é um exemplo de como uma educação sólida pode abrir portas para uma carreira brilhante. Formado em 1980 pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o profissional atribui grande parte de seu sucesso profissional aos ensinamentos e à formação recebida na instituição.
"O IMT teve um papel fundamental na trajetória profissional que construí. A instituição consolidou minha formação em Engenharia, garantiu uma excelente base técnica, desenvolveu habilidades interpessoais e raciocínio lógico e proporcionou a oportunidade de iniciar a carreira na área da educação," afirma Alquéres, ressaltando a importância do IMT em sua vida.
O egresso começou sua carreira acadêmica logo após a formatura, ministrando aulas de Geometria Analítica no própria IMT e, a partir disso, expandiu sua atuação para outras instituições de renome, como o Colégio Bandeirantes e a Escola Politécnica da USP.
"Sempre fui positivamente influenciado por grandes mestres que tive no IMT, diante disso aceitar o convite para dar aulas na instituição foi um prazer. Durante o curso de engenharia civil, eu naturalmente auxiliava e ensinava meus colegas e também escrevia apostilas para o CECIMA. Ao me formar, o mestre Giorgio Giacaglia me ofereceu uma vaga de professor. Foi uma grande alegria para mim e toda a minha família," relembra. Hubert Alquéres é Presidente da Academia Paulista de Educação, Diretor do Colégio Bandeirantes, Vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro e membro do Conselho Estadual de Educação. Além disso também é membro e um dos diretores do Conselho Diretor do IMT.
A formação na Mauá não apenas preparou Hubert para os desafios técnicos da Engenharia Civil, mas também o equipou com habilidades de liderança e gestão. Sua carreira multifacetada inclui cargos importantes como Diretor do Colégio Bandeirantes, Presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Secretário Estadual de Educação de São Paulo. Em todas essas funções, Alquéres se destacou pela capacidade de implementar inovações e melhorar os processos administrativos e educacionais.
"O curso de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia é reconhecido por suas qualidades no desenvolvimento de raciocínio lógico, pensamento crítico e capacidade de argumentação do estudante. A infraestrutura da instituição é excelente, com biblioteca e laboratórios de primeira linha. E a ênfase é no aprendizado baseado em projetos práticos com utilização de metodologias inovadoras de ensino que também contribuem para essa formação completa," destaca o egresso.
Atualmente, Hubert Alquéres continua a influenciar positivamente a educação e a cultura no Brasil. Ele é Presidente da Academia Paulista de Educação, Diretor do Colégio Bandeirantes, Vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro e membro do Conselho Estadual de Educação. Além disso, participa ativamente de vários conselhos, como o do Museu Afro Brasil, e escreve uma coluna semanal no portal Metrópolis sobre política, tecnologia e educação. Hubert, hoje com 66 anos, também é membro e um dos diretores do Conselho Diretor do IMT
"A formação oferecida pela Mauá proporciona aos alunos uma preparação robusta para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e se destacarem em suas carreiras," conclui Hubert Alquéres.
|