Instituto Mauá de Tecnologia tem a primeira turma de alunos formada no Programa GCSP
Alunos da Mauá também são os primeiros no Brasil a receber certificados do Programa que desenvolve competências para enfrentar os problemas da humanidade
Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia participam do Grand Challenges Scholars Program (GCSP).
Em fevereiro, sete dos 52 participantes do Grand Challenges Scholars Program (GCSP) no Instituto Mauá de Tecnologia, além de celebrarem a cerimônia de colação de grau, receberam os primeiros certificados do programa no Brasil, cujo objetivo é desenvolver competências específicas nos seus alunos dos Cursos de Engenharia, Design, Administração, Sistemas de Informação e Ciência da Computação, entre outros, para enfrentarem os desafios mais relevantes da humanidade, ou “Grand Challenges”.
Tais desafios foram identificados por especialistas de todo o mundo, compilados pela National Academy of Engineering (NAE), dos Estados Unidos, e agrupados nas grandes áreas de sustentabilidade, saúde, segurança e bem-estar. Com isso, a Academia lançou um programa educacional, visando formar profissionais mais bem capacitados para enfrentarem esses problemas. Dr. Joseph Youssif Saab Junior é professor de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia.
Como explica o professor de Engenharia Mecânica do IMT, Dr. Joseph Youssif Saab Junior, o objetivo do Programa é desenvolver, de forma avançada, as cinco competências-chave que um estudante do ensino superior precisa ter para enfrentar os grandes desafios do século XXI com possibilidades de êxito. “Os estudantes precisam desenvolver competências técnicas, multidisciplinares, de multiculturalidade, de empreendedorismo e de consciência social”, pontua.
Com esse propósito, os alunos tiveram mentorias especiais para porem em prática as competências e desenvolverem seus projetos, além de participar de uma série de eventos, seminários e encontros que os conectaram com a comunidade internacional.
Dessa forma, para celebrar a nova etapa conquistada pelos estudantes, a primeira turma formada pelo programa na Mauá também recebeu um diploma suplementar ao do IMT e uma Carta de Comenda assinada pessoalmente pelo presidente da NAE, John L. Anderson.
Além disso, o GCSP do Instituto Mauá de Tecnologia também pretende envolver os alunos egressos como futuros mentores e embaixadores do programa perante suas empresas e o mercado de trabalho em geral, como conta Saab: “Esses profissionais estarão mais preparados para empreenderem com sucesso suas ideias inovadoras de produtos e serviços, realizando projetos de potencial e escala transformadores, ou seja, de alcance e impacto global”, finaliza o professor.
|