Especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia participam da Comissão Assessora do Inep
Grupo de profissionais da Educação busca promover importantes melhorias no Ensino Superior brasileiro
Entre os profissionais da Comissão Assessora do Inep estão o Superintendente Geral do IMT, Irineu Gianesi, e o professor e Pró-Reitor Acadêmico, Marcello Nitz.
Em fevereiro, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) sediou as reuniões da Comissão Assessora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das áreas de Engenharia, Produção e Construção. O grupo foi idealizado para revisar os instrumentos de avaliação in loco de cursos de graduação, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
A comissão promove uma revisão que fornece dados para fins regulatórios, o que pode indicar fatores, como se um curso deve ser autorizado ou reconhecido, além de ressaltar o que precisa ser aprimorado. Entre os profissionais da Educação do grupo estão o Superintendente Geral do IMT, Irineu Gianesi, e o professor e Pró-Reitor Acadêmico, Marcello Nitz.
“Essa avaliação é indutora da melhoria da qualidade. Os instrumentos sinalizam o que é importante e o que deve ser buscado pelas instituições, visando assegurar a boa formação dos alunos”, afirma Gianesi.
Como explicam os especialistas, a Comissão visa garantir a qualidade da formação de novos profissionais e as devidas melhorias no ensino superior, consolidando também as Diretrizes Curriculares Nacionais para cada uma das áreas trabalhadas.
Com a série de reuniões e revisões dos instrumentos de avaliação in loco de cursos, o ensino superior brasileiro tem muito a evoluir, como aponta o Pró-Reitor. “Os instrumentos atuais já serviram a seu propósito e precisam de revisão e modernização para seguir promovendo a melhoria”, reforça. “Uma das mudanças esperadas é um direcionamento maior para os resultados e para os impactos sem, evidentemente, desmerecer a importância dos insumos”, finaliza Marcello Nitz.
|