INFOMAUÁ Mauá
edição 150 - Fevereiro de 2024

Aprimoramento e ampliação de oportunidades para a comunidade Mauá: Reitor aponta as expectativas para este ano

Com a chegada de novos cursos, atualizações na infraestrutura e aumento de possibilidades para os alunos, IMT busca evoluir ainda mais

. IMT dá início à oferta de três novos cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e Inteligência Artificial e Ciência da Dados.

Com o início do ano letivo, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) tem-se preparado para seguir evoluindo e aprimorando as oportunidades oferecidas para toda a comunidade. Com a chegada de novos cursos, parcerias importantes e integração de diferentes áreas de conhecimento, o Instituto está cada vez mais alinhado aos seus objetivos de crescimento.

Como explica o professor e reitor do IMT, José Carlos de Souza Junior, a Mauá tem buscado ampliar ainda mais a conexão com a sociedade (empresas do mercado, instituições de ensino, órgãos de fomento e governamentais). “Nesse ponto, o Centro de Pesquisas, por meio de suas divisões, e os grupos de pesquisas têm um papel fundamental”, diz. “Pretendemos também avançar nos programas de educação continuada da pós-graduação lato sensu do IMT, fortalecendo os aspectos da integração de conhecimentos e a importância das conexões de valor.”

Neste ano, a Mauá também dá início à oferta de três novos cursos de graduação de forma integrada com os demais cursos, diversificando o contingente de docentes. Entre eles, estão Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e, por fim, Inteligência Artificial e Ciência da Dados. Este último está integrado à área de Tecnologia da Informação.

“Além disso, seguimos com a oferta de bolsas sociais para estudantes oriundos de três institutos parceiros: Smart, SOL e Embraer. O perfil dos ingressantes dos novos cursos, de forma geral, permitirá também o aumento da diversidade do corpo discente”, comenta o reitor.. José Carlos de Souza Junior é professor e Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.

E, para fortalecer a integração entre áreas, o IMT conta com a continuidade e o amadurecimento do processo de integração das atividades de extensão ao currículo, ação que possui forte ligação com o relacionamento que o Centro de Pesquisas estabelece com a sociedade e com os Projetos e Atividades Especiais (PAE).

“Nosso Centro de Pesquisas e os grupos de pesquisa têm avançado na busca de oportunidades de P&D, muitas vezes com recursos de órgão de fomento, envolvendo outras instituições de pesquisa e/ou ensino. Isso possibilita que, em 2024, possamos ampliar ainda mais as oportunidades de atuação de nossos docentes e discentes nesses projetos”, aponta Souza Junior. Tais iniciativas têm também possibilitado ao Instituto a aquisição e disponibilização, para toda a comunidade, de diversos equipamentos laboratoriais de alta tecnologia.

Na infraestrutura, a comunidade contará com o retorno do Bloco U, que permaneceu fechado para reformas em 2023; agora  está em pleno uso e teve as salas atualizadas, sendo algumas especialmente adaptadas para atender as disciplinas dos novos cursos. Demais reformas estruturais prosseguirão neste ano e novos equipamentos estão sendo adquiridos para diversos laboratórios.

O professor ainda ressalta que o CANVAS passa a ser o LMS (Learning Management System) oficial do IMT, além de contar com uma licença para todos os campi (SCS e SP) do software MatLab, uma ferramenta computacional com oportunidades de uso em todos os cursos de graduação e pós-graduação.

Este ano também marca o início da operação do Cluster Computacional, adquirido pela Mauá com recursos de pesquisa,  que permitirá a execução de trabalhos computacionais antes inviáveis.

Novidades nos cursos oferecidos

A pós-graduação do IMT, atuando em conjunto com o novo curso de Relações Internacionais desenvolveu um programa minor oferecido para estudantes da última série de qualquer um dos cursos de graduação. “Dada a situação político-econômica mundial, este ano deve trazer grandes desafios (e oportunidades) para os profissionais de relações internacionais”, comenta o reitor.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, estruturado com auxílio e apoio da FAU-USP, traz o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar a experiência do humano como seu principal diferencial.

Já o bacharelado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, primeiro no Brasil com foco em IA, reflete o protagonismo do IMT numa área que irá  permear a vida profissional dos egressos.

“Por fim, a inserção de novos cursos em nosso ecossistema, graças ao processo de integração que o IMT veio construindo ao longo dos anos,  oferece-nos uma oportunidade imperdível para rever e repensar os cursos, projetos e pesquisas que já temos”, conclui Souza Junior.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©