Alunos da Mauá recebem prêmios e menções honrosas em competições durante 2021
Resultados são reflexos do empenho dos acadêmicos, dedicação dos docentes e estrutura de excelência oferecida pela instituição
Icon Design
Ao longo de 2021, mesmo ainda com parte das atividades de forma remota, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) não deixou de realizar eventos e participar de competições externas em prol do desenvolvimento acadêmico, o que resultou em diversos prêmios e reconhecimentos aos alunos. Além disso, o IMT manteve o seu compromisso de aprimorar e investir cada vez mais em novas instalações e atualizações dos laboratórios que oferecem a integração e conexão dos cursos.
Prêmios 2021
Icon Design: o aluno Bruno Menezes foi o vencedor, com melhor sketch, no desafio de criar conceitos para a Nissan promovido pela Icon Design, durante a Primeira Semana de Imersão em Design
28.° SIICUSP
13.ª edição do Concurso Ousadia: a equipe Concreto Mauá conquistou o 3.º lugar na 13.ª edição do Concurso Ousadia, realizado durante o 62.º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON), que ocorreu entre 30 de março e 02 de abril de 2021, de maneira on-line.
28.° SIICUSP: a egressa de Engenharia Química, Isabela Mehi Gaspari Augusto, recebeu Menção Honrosa no 28.° SIICUSP, maior prêmio na área de Engenharias, na Etapa Internacional. O Prêmio é resultado do trabalho de Iniciação Científica com bolsa FAPESP intitulado "Produção de Hidrogênio por Processo de Digestão Anaeróbia Termofílico a partir de Efluente da Indústria de Lácteos: influência da estratégia de partida do reator".
Forge Hackathon 2021
Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica do Prêmio "TCC/IC 2021 Tecnologia em Geossintéticos": na categoria Trabalho de Conclusão de Curso, o segundo lugar ficou com os alunos Rafael Benzoni Lini, Milena Trentino Miranda e João Víctor Agresta e Silva Leão, com o trabalho "Dimensionamento de reservatórios em geomembrana: parametrização de modelos". Já na categoria Iniciação Científica, a segunda colocação ficou com a Nathalie Kimie Teraoka Cury Calia, com o trabalho "Caracterização de amostras de geomembranas de PEAD exumadas in situ". Os trabalhos foram orientados pelo Prof. Fernando Luiz Lavoie.
Forge Hackathon 2021: os alunos do curso de Engenharia Civil, Felipe André Stabile de Oliveira, Luis Felipe Vallilo Sierra, Matheus Bastos Aggio e Gabriel Emídio Lage, egresso e corpo técnico do Instituto Mauá de Tecnologia, venceram o mundial do Forge Hackathon na categoria de Aplicação de Gêmeo Digital mais Criativo.
4.º Torneio Tech Challenge
4.º Torneio Tech Challenge: a equipe Kimauánisso, durante o 4.° Torneio Tech Challenge, evento organizado pelo Sesc Santo André, conseguiu ótimas colocações, entre 200 competidores, de várias universidades do Brasil e 93 robôs participando, divididos em 5 categorias. Destaque para a primeira colocação, em quatro das cinco categorias disputadas.
8.º Desafio de Simulação Computacional ESSS: os alunos do 5.° ano de Engenharia Mecânica da Mauá, Nicolas Guimarães Ono, Rodrigo Vieira Carvalho e Caio Elias Ribeiro, sob a orientação do prof. João de Sá Brasil Lima conquistaram a 3.ª colocação no 8.º Desafio de Simulação Computacional ESSS em parceria com a Bosch.
Excelência dos laboratórios
Mesmo com 120 laboratórios bem equipados, a Mauá continua investindo em infraestrutura e atualizações das salas. Em 2021, algumas reformas e ampliações foram realizadas, e já estão à disposição dos alunos, tais como:
Centro para análises de materiais químicos e alimentos
"1961 Design Studio" - a proposta do novo estúdio é a integração entre os cursos de Design, Engenharia, Tecnologia e Administração oferecidos pela Mauá. Esse espaço é fundamental para a construção de soluções para a sociedade e para atender tanto às demandas internas quanto às necessidades frente às solicitações de empresas do mercado em geral.
Centro para análises de materiais químicos e alimentos - em parceria com a empresa Chemours (líder em tecnologias de titânio, produtos fluorados e soluções químicas) o IMT, por meio do Centro de Pesquisas (CP), inaugurou um avançado centro para análises de materiais químicos e alimentos. O ambiente é totalmente climatizado, com controle de temperatura e umidade para os equipamentos mais sensíveis. Há bancadas de trabalho e estudo para acomodação de alunos e professores em fase de pesquisa, proporcionando um visual moderno e atrativo para todos os clientes.
Laboratório de Robótica
Laboratório de Robótica - a sala nova conta com uma mesa com computadores de última geração que são utilizados para projetar e programar os robôs, uma oficina mecânica e outra eletrônica com equipamentos e ferramentas para construir e dar manutenção aos robôs. Uma das arenas é utilizada como o novo Weblab de Robótica.
Laboratório de Ciências de Dados - a infraestrutura do novo espaço foi toda pensada para o conforto e melhor atendimento aos alunos de todos os cursos, inclusive da pós-graduação. Com 24 áreas de trabalho, o laboratório conta com computadores de última geração, um servidor diferenciado, dois monitores para cada aluno, permitindo a análise de dados, gráficos e a programação. Além de ter uma estrutura de auditório em semicírculo para que os alunos possam assistir a aula e poder trabalhar em seus projetos.
|