INFOMAUÁ Mauá
edição 111 - Abril de 2020

Mauá na luta contra o Coronavírus: conheça as ações que ajudarão a população

FabLab da instituição foca o desenvolvimento de iniciativas que auxiliarão os pacientes durante a crise instalada pelo COVID-19

Protótipo de respirador de baixo custo, produzido no FabLab Mauá.

O Fablab da Mauá é um ambiente altamente inovador, que oferece e desenvolve serviços para toda a comunidade e mercado. O espaço é inspirado na cultura maker, que ajuda as pessoas a pensarem "fora da caixa" e a atuarem com a "mão na massa", na solução de problemas.

Máscaras faciais desenvolvidas no FabLab Mauá estão sendo doadas aos hospitais da região.

Com a pandemia do Coronavírus que vem fazendo vítimas em todo o mundo e no Brasil, cujo Ministério da Saúde divulga dia a dia um balanço dos casos confirmados, números que só aumentam, o FabLab vem trabalhando forte num projeto de maior destaque no momento: o Respirador Automatizado - desenvolvido para auxílio durante a crise instalada pelo COVID-19.

Antes desse colapso todo, o FabLab estava trabalhando num móvel em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil. O projeto acabou ficando em standby, mas, antes dessa pausa, a instituição conseguiu a doação de um ônibus para realizar uma reforma e, então, ele se tornaria o primeiro FabLab móvel do Brasil. "Com isso, a ideia é poder atender a escolas e eventos de tecnologia em locais onde normalmente não seria possível ter acesso a esse tipo de tecnologia", destaca o engenheiro responsável pelo espaço, Rodrigo Nicola.  

Também estava em ação o desenvolvimento da Turbina Eólica e projetos como o F1 in Schools, em que foram usinadas e fabricadas diversas peças dos carros de Fórmula 1 dos alunos de ensino médio, por exemplo. Porém, segundo Nicola, com toda essa mudança de cenário, as atenções estão focadas no projeto do Respirador Automatizado. O aparelho tem a finalidade de ser empregado nas unidades de tratamento intensivo. Os ventiladores são máquinas responsáveis para movimentar o ar de dentro para fora dos pulmões, o que é de extrema importância para esse caos que se formou nos últimos dias. "Esperamos ajudar toda nossa população, e principalmente aquela mais carente que não possui entrada em hospitais particulares", ressalta o engenheiro.

O protótipo passará por uma avaliação médica. Assim que tiver  funcional, serão feitas as tratativas com os órgãos responsáveis para,  então, o governo distribuir para as montadoras e, com o apoio das iniciativas privadas,  realizar a produção do aparelho em larga escala.

Além do Respirador, outra ação em andamento no FabLab são as máscaras faciais que estão sendo doadas aos hospitais. A ação conta com a colaboração de vários membros da comunidade Mauá e know how acadêmico. 

Fique tranquilo que, passando esse momento, voltaremos com mais detalhes sobre como está o andamento desse projeto e dos demais.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©