Confira as Ações Sociais desenvolvidas pela Mauá
Alunos e professores unem-se para a realização de projetos e atividades em prol de diferentes comunidades
O Instituto Mauá de Tecnologia está sempre em busca de ações que não só acrescentem valores aos alunos, colaboradores, mas que também formem cidadãos socialmente responsáveis.
PROALFA
O PROALFA tem como objetivo a alfabetização de jovens e adultos a partir de temas relativos ao dia a dia, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem.
Em 25 de outubro, aconteceu a 16.ª edição da Feira de Ciências do PROALFA - Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. O evento, que ocorreu paralelamente à Eureka, no campus da instituição em São Caetano do Sul, neste ano teve como tema "A Ciência na Culinária".
75 alunos participaram do projeto, divididos em seis núcleos, e apresentaram em seus estandes trabalhos referentes a temas como Terapia na Cozinha, Receitas como Gênero Textual, a Matemática na Cozinha, As Ervas na Cura e na Cozinha, Fermentação em Alimentos e Cozinha Sustentável. Dos 14 orientadores, 13 são estudantes da Mauá dos cursos de Administração, Design e Engenharia.
Para a professora Edilene Adell, responsável pelo PROALFA na instituição, todos estavam muito motivados com o tema escolhido. "O tema deste ano esteve muito presente no dia a dia dos alunos, o que favoreceu o processo de ensino-aprendizagem", destaca a professora.
ENACTUS
A Enactus Mauá promove projetos sociais por meio do empreendedorismo para desenvolver, tanto as comunidades carentes, quanto os alunos envolvidos.
A Enactus é uma organização estudantil internacional, sem fins lucrativos, que reúne estudantes e líderes de negócios, que desejam desenvolver projetos sociais com a ação empreendedora. Os projetos têm por objetivo sanar as necessidades de comunidades carentes em três pilares: Econômico, Social e Ambiental.
Nos últimos meses, a equipe Enactus Mauá realizou cinco ações.
É da Horta! - visa desenvolver o ecossistema da agricultura urbana a fim de fornecer alimentos orgânicos da melhor qualidade, a um custo mais competitivo no mercado, por meio de um sistema de divulgação numa plataforma online.
Semear - horta orgânica em escolas públicas do Grande ABC para incrementar a merenda das crianças, desenvolver um hábito alimentar saudável, e uma consciência ecológica nas crianças. Possui uma composteira que fornece adubo natural, uma cisterna que armazena água da chuva e é irrigada pelo PIROTEC (sistema de gotejamento do time Enactus IFCE Iguatu). O projeto atua em dois locais: na Escola Estadual Cacilda Caçapava de Oliveira, em Guarulhos, e na ONG Menino Jesus, em São Caetano.
Amet - Negócio Social que emprega pessoas em vulnerabilidade social, como ex-moradores de rua, com a fabricação de tijolos ecológicos. O projeto atua no Lar de Acolhimento da prefeitura de Santo André. Hoje trabalham com 3 colaboradores: João, Hermes e Pedro
Fiapo-por-Fiapo - o projeto tem como proposta empoderar mulheres por meio do ensino empreendedor e artesanal, que engloba capacitações pessoais e profissionais, para elas enxergarem o artesanato como uma forma de complementar a renda familiar e sentirem seu lado psicológico fortalecido pela arte-terapia.
Atma - o projeto visa aperfeiçoar a qualidade do trabalho de catadores de materiais recicláveis na região do ABC com melhorias e construção de uma carroça mais leve e funcional.
"Todos os projetos são voltados para a sustentabilidade social, ambiental e econômica do nosso público-alvo. E, por meio de cada projeto, temos o desenvolvimento tanto da comunidade para o encaminhamento da sua independência, quanto dos alunos, enactors, com o contato com o mundo de empreendedorismo social, negócios sociais, políticas públicas e ONGs", destaca a presidente do Enactus Mauá, a aluna Yasmin Enomoto.
Mauá Social
Criada por um grupo de alunos de organizações acadêmicas já atuantes na instituição, a Mauá Social foi idealizada para suprir a necessidade de comunidades carentes do ABC Paulista.
A Mauá Social é uma entidade da Mauá voltada para ações sociais e criada por um grupo de alunos de organizações acadêmicas já atuantes na Mauá, que desejam, com a união de forças, fazer o bem. Foi idealizada para tentar suprir a necessidade de comunidades carentes do ABC Paulista e, além disso, para possibilitar a atuação de alunos, ex-alunos e colaboradores da instituição que sentem muita vontade de participar em mais ações sociais dentro da instituição.
Em novembro, a Mauá Social fará uma visita a um asilo, promovendo um chá da tarde e algumas atividades. Ainda em 2019, colaborará na Festa de Natal da ONG Sonhar Acordado que será realizada na Mauá.
"Entre nossa missão, visão e valores, está a de ajudar o próximo com tudo o que estiver ao nosso alcance, espalhando sempre alegria e amor; engajando alunos, ex-alunos e colaboradores da Mauá em ações sociais, principalmente no ABC Paulista e, para isso, temos um representante de cada organização acadêmica no Mauá Social para, assim, melhorar a comunicação, estruturação e engajamento entre as associações e as ações”, destaca o presidente da Mauá Social, aluno Vitor Salama.
|