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Mauá Racing participa de competição internacional 100% on-line

18/06/2020 17:56

Novidades






No início de dezembro
de 2019, a equipe Mauá Racing
conquistou, após participar da
16.ª Competição Fórmula SAE Brasil
Petrobras 2019
, uma vaga para a
etapa mundial e internacional, na Califórnia!





O time ainda trouxe para casa os troféus de 1.° lugar em
Aceleração; 2.° lugar na categoria Skid
Pad
; 3.° lugar na categoria Eficiência Energética; 3.° lugar no Enduro; e 3.°
lugar pelo projeto desenvolvido.





Mas devido ao cenário atual, os organizadores do evento
resolveram fazer num formato inédito: 100% on-line!





Nós conversamos com
Yuri Martins Martinez, aluno do 5.º ano de Engenharia Mecânica e atual capitão
da equipe, para saber como foi essa experiência. Confira!





BLOG da Mauá - Como está sendo essa etapa on-line?





Yuri -“Normalmente, a competição presencial tem três tipos
de provas: provas de Segurança (não
valem pontos, mas têm caráter eliminatório), provas Estáticas (Business Presentation, Cost and
Manufacturing
e Design) e provas Dinâmicas (Aceleração, Skidpad,
Auto-X e Enduro/Consumo). Já na etapa on-line as equipes realizaram somente as provas Estáticas.





Foi bem interessante, pois a competição virtual (chamada de FSAE Virtual) reuniu equipes do mundo
todo que participariam das três competições que seriam realizadas nos EUA no
primeiro semestre de 2020 (FSAE California,
FSAE Michigan e FSAE West).





A SAE decidiu manter as provas estáticas da competição no formato on-line para proporcionar às equipes os feedbacks
dos projetos e tentar manter a interação entre os membros alunos e juízes
normalmente ligados a grandes empresas de Engenharia.





Essa etapa on-line foi realizada numa plataforma de videochamada (Webex Teams) e a participação da Mauá Racing ocorreu em três provas:





Equipe Mauá Racing em conferência no Virtual SAE California




  • Business
    Presentation
    (04 de
    junho)
    : avalia a capacidade da equipe de desenvolver e
    apresentar um case proposto pela SAE dentro de um contexto onde
    nossa equipe é uma empresa que produz veículos Fórmula SAE em média/larga
    escala. Nós precisamos elaborar estratégias para blindar nossa companhia
    de um possível downturn;
  • Cost
    and Manufacturing, Real Case

    (08 de junho):
    na prova de custos nós precisamos descrever todos os
    gastos envolvidos na manufatura do nosso protótipo; esses custos são
    segregados entre materiais, processos, fixadores e ferramentas utilizadas.

    Na versão presencial, o carro é levado ao local da prova e os juízes
    analisam a fidelidade entre o relatório de custos enviado previamente pela
    equipe e o que de fato contém no veículo, além de avaliarem o valor final
    do carro, a formatação do documento e outros fatores componentes da nota
    final. Na impossibilidade de termos o carro avaliado, a SAE solicitou
    somente o envio do relatório de custos para a análise de algumas equipes
    com valores finais menores. Junto com essa prova, ocorreu o Real
    Case, 
    onde propusemos a redução de custos de um componente do
    carro descrevendo a viabilidade e os impactos no carro causados por essa
    economia. Foi dada às equipes algumas possibilidades e o nosso time optou
    por propor uma redução de custos no sistema
    de combustível.
  • Design (11 de junho): o
    evento avaliou o esforço de Engenharia que foi aplicado ao veículo, onde
    explicamos detalhadamente nosso projeto para juízes renomados da área de
    atuação, além de descrever todas as nossas premissas, metodologias e
    estudos envolvidos. A SAE disponibilizou para as equipes o Design Score
    Sheet,
    que consiste em um documento indicando informações minimante
    requisitadas para se obter um bom desempenho nessa prova.

    Aqui, os juízes esperam ver boas justificativas e escolhas de Engenharia
    dentro da lógica da competição de conceber, projetar, fabricar,
    testar/validar e competir.




A competição se encerrou no dia 13 de junho, mas contará ainda com um evento no dia 19 para promover uma integração entre as equipes, realizando atividades como: oficinas, palestras, painéis de discussão e um lounge para networking.





A organização decidiu não pontuar as equipes:
essa foi  uma edição onde os juízes
forneceram feedbacks aos alunos visando um maior aprendizado,
substituindo o sistema de ranking
Uma medida mitigatória foi a preservação da nossa vaga para a FSAE
Califórnia em 2021.





Como
existe a possibilidade da competição nacional de 2020 ser neste mesmo
formato, o time SAE Brasil solicitou e nós enviaremos um documento reportando
como foi a experiencia nesse modelo digital de competição.
Trata-se de um compilado de informações, desde
logística de apresentações, características da plataforma utilizada, atividades
de integração das equipes e dos juízes e sugestões que visam uma melhor
experiência para futuras competições virtuais. “





Somente
os primeiros colocados
que participariam de cada uma das três competições que essa etapa virtual
compreende (FSAE California, FSAE Michigan e FSAE West) receberão os resultados amanhã, 19 de junho. E nós estamos na
torcida!





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