Linguagens de Programação I
| Código | Carga Horária | |||
|---|---|---|---|---|
| T | E | L/P | CHT | |
| ECM251 | 0 | 0 | 4 | 160 |
Ementa
Conceitos fundamentais de engenharia de software e do paradigma da orientação a objetos. Ambientes de desenvolvimento (jdk/Eclipse/NetBeans). Estrutura de programas com Java. Tipos de dados primitivos e classes fundamentais em Java. Expressões e operadores em Java. Estruturas de programação em Java. Variáveis indexadas em Java. Tipos e Wrappers em Java. Programação orientada a objetos Java: classes, métodos e atributos, encapsulamento e ocultação da informação, construtores, inicialização e destruição de objetos, uso de herança/polimorfismo, interfaces, classes abstratas. Tratamento de exceções Java. Criando aplicações gráficas com Java FX. Programação com bancos de dados Java (JDBC). Programação com rede. Programação concorrente. Coleções em Java e manipulação de arquivos. Introdução a desenvolvimento web, HTML5, CSS3, JavaScript, Bootstrap, JQuery e outros framworks. Arquitetura cliente-servidor para uma aplicação web. Introdução a back-end.
Descrição
Programar computadores é uma habilidades essencial que todo engenheiro de computação deve ter. Dos paradigmas (modos de fazer) de programação atuais, aquele que é o mais empregado é o paradigma da orientação a objetos, que possui muitas vantagens em sua utilização, principalmente quando se trata de sistemas grandes e complexos e também quando se deseja ganhar tempo enfatizando a reutilização de código. O paradigma da orientação a objetos é o principal assunto tratado na disciplina Linguagem de Programação I. Dessa forma, os conhecimentos e as habilidades adquiridos nesta disciplina por meio da teoria e prática com linguagens de programação de relevância no mercado, como Java, contribuirão para que o Engenheiro de Computação se capacite no que se refere à programação orientada a objetos. Também serão apresentados fundamentos de desenvolvimento web, para que o aluno possua um conhecimento sólido do funcionamento de uma aplicação web, que será ainda mais explorado em disciplinas de anos seguintes.
Professor Responsável
Robson Calvetti
Bibliografia
- BARRY, Paul. Use a cabeça! Python. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. 458 p. ISBN 9788576087434.
- LECHETA, Ricardo R. Web Services RESTful: aprenda a criar Web Services RESTful em Java na nuvem do Google. São Paulo: Novatec, c2015. 431 p. ISBN 9788575224540.
- SILVA, Maurício Samy. JQuery: a biblioteca do programador. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec, 2014. 544 p. ISBN 9788575223871.
- SUMMERFIELD, Mark. Programação em Python 3: uma introdução completa à linguagem Phython. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. 506 p. ISBN 9788576083849.
- YING, Bai. Practical database programming with Java. New Jersey: John Wiley & Sons, c2011. 918 p.
- ZAKAS, Nicholas C. The principles of object-oriented JavaScript. San Francisco, CA: No Starch Press, c2014. 97 p. ISBN 9781593275402.
- DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java: how to program early objects. Hoboken, N. J: Pearson, c2018. 1234 p. ISBN 9780134743356.
- HORSTMANN, Cay S; CORNELL, Gary. Core Java. SCHAFRANSKI, Carlos (Trad.), FURMANKIEWICZ, Edson (Trad.). 8. ed. São Paulo: Pearson, 2010. v. 1. 383 p. ISBN 9788576053576.
- LIANG, Y. Daniel. Introduction to Java: programming and data structures comprehensive version. 11. ed. New York: Pearson, c2015. 1210 p. ISBN 9780134670942.
- TURINI, Rodrigo. Desbravando Java e orientação a objetos: um guia para o inciante da linguagem. São Paulo: Casa do Código, [2017]. 222 p. (Caelum).