INSCREVA-SE

Ambiente Organizacional e Processo de Negócio


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
SIN201 2 0 2 80

Ementa

Ambiente organizacional. Análise do ambiente Interno. Análise do ambiente externo. Estratégia de negociação. Estratégia competitiva e posicionamento. Estratégia de fusões e aquisições. Planejamento estratégico da Tecnologia da Informação. Processo de Negócio. Modelagem do processo de negócio.

Descrição

Ampliar a visão profissional do participante na tomada de decisões acerca do ambiente organizacional, posicionamento, estratégias de M&A, planejamento e modelagem de negócios de TI e disruptivos. Proporcionar ao participante aplicação em conformidade com as teorias existentes, práticas corporativas atuais globalizadas e legislação aplicável: -Marco legal dos cripto (ativos virtuais), Lei 14.478/22; -Marco legal das startups e do empreendedorismo inovador, Lei Complementar 182/21; -Fundamentos, princípios e diretrizes para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial (IA) no Brasil, Projeto de Lei 21/20. Ainda, proporcionar ao participante vivência em ambiência de inovação, registro marca, patente, programa de computador e contratos de tecnologia e de franquias no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), arquétipos e pitching, Internet of Things (IoT), Guidelines da Federal Trade Commission/EUA, cognitive technologies, cloud computing e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Responsável

Foto Professor

Carlos Alberto de Moya Figueira Netto

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Carlos Alberto di Agustini

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • ABELL, Derek F. Definição do negócio: ponto de partida do planejamento estratégico. ARAUJO, Carlos Roberto Vieira de (Trad.). São Paulo: Atlas, 1991. 315 p.
  • BANGS JR., David H. Guia prático: planejamento de negócios; criando um plano para o seu negócio ser bem-sucedido. São Paulo: Nobel, 2002. 232 p. (Trad. de Rosa Krausz). ISBN 8521309503.
  • BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os desafios do empreendedor. Trad. de Cláudio Ribeiro de Lucinda; rev. téc. David Felipe Hastings. São Paulo, SP: Pearson, 2005. 334 p. ISBN 8534612749.

Complementar

  • OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Holding, administração corporativa e unidade estratégica de negócio: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1999. 131 p. ISBN 85-224-2253-2.
  • PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 3 ed. rev. atual. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 507 p. ISBN 9788522112302.
  • ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Organização de Flávio Lúcio Britto. Belo Horizonte, MG: SEBRAE/MG, 2004. 98 p. (Rede SEBRAE de Atendimento).
  • SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 2. ed. rev. e atual. Barueri: Manole, 2010. 256 p. ISBN 9788520430699.
  • VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira. Engenharia de requistos: software orientado ao negócio. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. 302 p. ISBN 9788574527901.
  • VILADÀS, Xènia. El diseño a su servicio: cómo mejorar una idea de negocio con la ayuda de un diseñador. Barcelona: Index Book, 2010. 162 p. ISBN 9788492643509.