INSCREVA-SE

Global Market


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
TAD102 2 0 0 40

Ementa

Mercados globais. Tendências e megatendências globais. Globalização. Macroambiente internacional. Ofertas internacionais. Estratégias de Padronização e Adaptação.

Descrição

A discussão mais recente sobre mercados globais reflete um processo de globalização crescente até 2018. Entretanto, a pandemia e guerras mais recentes (2022 a 2024) vem mostrando certa polarização e ruptura nesse processo, que acena com uma desglobalização. Entender as variáveis envolvidas, bem como as possíveis alternativas às organizações, é fundamental para o sucesso em mercados competitivos.

Responsável

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. YAMAMOTO, Sonia Midori (Trad.), PIAMONTE, Leonardo (Trad.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 510 p. ISBN 9788576053798.
  • CZINKOTA, Michael R; RONKAINEN, IlkKa A; DONATH, Bob. Mastering global markets: strategies for today's trade globalist. Mason: Thomson Learning, 2004. 370 p. ISBN 0538726652.
  • KEEGAN, Warren J; GREEN, Mark C. Marketing global. CASTORINO, Giuliana (Trad.), CUNHA, Potira (Trad.). São Paulo: Saraiva, 2013. 516 p. ISBN 9788502194717.

Complementar

  • GHEMAWAT, Pankaj. Redefinindo estratégia global: cruzando fronteiras em um mundo de diferenças que ainda importam. COSTA, Roberto Cataldo (Trad.). São Paulo: Bookman, 2008. 271 p. ISBN 9788577801336.
  • HOOLEY, Graham J; SAUNDERS, John A; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Trad. de Arão Sapiro. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 423 p. ISBN 8587918524.
  • KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Global marketing management. 3. ed. Hoboken: John Wiley, 2004. 694 p. ISBN 0471451878.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
  • PORTER, Michael E. Competição: on competition: estratégias competitivas essenciais. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 515 p. ISBN 8535204474.