Resistência dos Materiais


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ETQ603 2 0 0 40

Ementa

Estática aplicada ao equilíbrio de estruturas: esforços externos e internos solicitantes. Características geométricas das figuras planas. Tensão normal e de cisalhamento. Tração e compressão simples, cisalhamento - ligações estruturais. Tensões provenientes da variação de temperatura. Flexão simples normal. Linha elástica.Deformações na flexão. Torção. Reservatórios sob pressão. Instabilidade estrutural - Flambagem.

Descrição

Aquisição de conhecimentos básicos de Mecânica das Estruturas para dialogar com engenheiros de outras habilitações, apresentando-se os conceitos de esforços solicitantes, tensões, deformações e deslocamentos através de exemplos qualitativos. Desenvolvimento das habilidades de identificação de problemas no cotidiano da Engenharia Química e de Alimentos, de trabalho em equipe e de comunicação. Valorização da postura ética, das atitudes responsáveis e reconhecimento da importância da Resistência dos Materiais na formação geral do engenheiro.

Responsável

Foto Professor

Januário Pellegrino Neto

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • HIBBELER, Russell Charles. Resistência dos materiais. [Mechanics of materials]. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015. 640 p.

Complementar

  • <p>ALMEIDA, M. C. F. - Estruturas isostáticas. São Paulo, Oficina de Textos, 2009. 168 p.</p>
  • SORIANO, Humberto Lima. Estática das estruturas. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2007. 388 p.